Bolsa 13/08159-9 - Lactentes, Desenvolvimento infantil - BV FAPESP
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Efeito do treino no alcance manual de lactentes a termo e pré-termo: ensaio clínico randomizado

Processo: 13/08159-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Eloisa Tudella
Beneficiário:Ana Luiza Righetto Greco
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/15513-8 - Efeito do treino no alcance manual de lactentes a termo e pré-termo: ensaio clínico randomizado, AP.R
Assunto(s):Lactentes   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alcance | retenção | Treinamento | Neuropediatria

Resumo

Objetivo: verificar o efeito do treino específico sobre o desempenho do alcance em lactentes a termo e pré-termo no período imediato à aquisição dessa habilidade. Metodologia: o projeto será composto por 3 estudos. No estudo 1, participarão 16 lactentes pré-termo igualmente subdivididos em dois grupos: (1) grupo experimental, que receberá treino intra-sessão e em condição de prática em bloco; e 2) grupo controle, que receberá o protocolo de interação social. No estudo 2, participarão 16 lactentes pré-termo igualmente subdivididos em dois grupos: (1) grupo experimental, que receberá treino intra-sessão e em condição de prática variada seriada; e (2) grupo controle, que receberá o protocolo de interação social. No estudo 3, participarão 16 lactentes a termo saudáveis igualmente subdivididos em dois grupos: (1) grupo experimental, que receberá treino intenso (4 sessões) e em condição de prática variada seriada; (2) e grupo controle, que receberá o protocolo de interação social. A sequência de distribuição aleatória dos lactentes será realizada por um estatístico não envolvido no recrutamento dos mesmos, utilizando procedimentos de aleatorização simples, balanceada para um de dois grupos (experimental ou controle), por meio de suporte computacional. A alocação dos lactentes para os grupos será ocultada em envelopes opacos, selados e numerados sequencialmente pelo estatístico. Os lactentes serão submetidos a duas avaliações: pré-treino e pós-treino. Nos estudos 1 e 2, as avaliações serão realizadas antes e logo após o treino. No estudo 3, será realizada antes da primeira e logo após a quarta sessão de treino. Os lactentes deverão ser avaliados com uma tolerância de até 5 dias após detectado seu primeiro movimento de alcance. Para avaliação do alcance, os lactentes serão posicionados em uma cadeira infantil reclinada a 45°. Um objeto maleável e atrativo será apresentado na linha média do lactente, a uma distância correspondente ao comprimento de seu braço, para eliciar o alcance, por 2 minutos. Todos os lactentes deverão estar em estado de alerta. Para o protocolo de treinamento do alcance, o pesquisador deverá posicionar o lactente nos seus membros inferiores, com quadris e joelhos fletidos por volta de 120° e 50° graus, respectivamente, e estimular movimentos de alcance com um objeto. Para o protocolo de interação social, deverá posicionar o lactente como no treino do alcance, porém sem estimular os membros superiores. Cada treino ou interação social durará de 4 a 6 minutos. Os experimentos serão registrados por 4 câmeras filmadoras digitais, sendo 3 utilizadas para a análise tridimensional do movimento, enquanto 1 câmera será utilizada para auxiliar as análises categóricas. As imagens serão analisadas quadro a quadro por meio do sistema Dvideow 5.0. Serão analisadas as variáveis contínuas (frequência total de alcances; cinemáticas: duração do movimento, índice de retidão, índice de ajuste, velocidade média, velocidade final, unidade de movimento) e variáveis categóricas (ajustes proximais e ajustes distais) do alcance. Análise estatística: os testes de hipótese e intervalos de confiança serão precedidos por testes de dados discrepantes (Dixon-Grubbs-Neumann para outliers), de normalidade (Kolmogorov-Smirnov para amostras com mais de 30 elementos e de Shapiro-Wilk para amostras menores) e de homogeneidade de variâncias (Cochran). Uma vez que as suposições sejam atendidas, poderão ser aplicados testes paramétricos e não-paramétricos dependendo das condições de homogeneidade e normalidade da amostra, considerando-se o nível de significância ±=5% (AU)

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