Busca avançada
Ano de início
Entree

Filhos latinos da Rue de Sèvres: A herança de uma atitude diante do projeto arquitetônico

Processo: 13/07240-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Paulo Julio Valentino Bruna
Beneficiário:Ingrid Quintana Guerrero
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/18608-5 - Filhos latino-americanos da Rue de Sèvres. estágio de pesquisa no laboratório IPRAUS da escola nacional superior de arquitetura Paris-Belleville, França, BE.EP.DR

Resumo

Nesta tese tenta-se encontrar as relações entre a obra e o discurso maduro de alguns colaboradores latino-americanos de Le Corbusier que trabalharam diretamente com ele em seu ateliê parisiense, localizado no No. 35 da Rue de Sèvres. Além do papel da América Latina na evolução da arquitetura corbusiana, e da recíproca e evidente influência formal deste arquiteto nos projetos produzidos por proeminentes arquitetos, principalmente brasileiros, da primeira metade do século XX e, portanto, difusores da linguagem corbusiana no continente americano, nosso interesse se foca na construção de uma postura crítica pela parte daqueles que compartilharam o dia-a-dia do escritório com o mestre (daí que falemos de "filhos" e não de discípulos), expressa de maneira tanto material quanto verbal. Como hipótese a verificar na análise da obra própria dos ex-colaboradores, sugere-se que, apesar de seu afastamento conceitual de Le Corbusier, existe uma herança comum nesses arquitetos - cujos projetos contam com o reconhecimento dos seus usuários e da crítica local especializada - extraída da experiência parisiense. Tal herança é expressa na peculiar etapa de concepção arquitetônica, caracterizada pela ambição de construir não só formas, mas todo um universo capaz de transformar o raciocínio de quem habita seu contexto espaço-temporal. Daí deriva a ideia de contra-influência do mestre para caracterizar a assimilação do período, cujas vivências deverão ser reconstruídas, considerando particularmente os projetos do ateliê nos quais os latino-americanos trabalharam. "Re-leitura dos pressupostos corbusianos imersos na realidade própria" será a expressão que define o fio condutor deste trabalho.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUERRERO, Ingrid Quintana. Filhos da Rue de Sèvres: os colaboradores latino-americanos de Le Corbusier em Paris (1932-1965). 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.