Bolsa 12/24453-1 - Acidente vascular cerebral, Transtornos de deglutição - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade de vida em deglutição e disfagia orofaríngea em idosos acometidos por Acidente vascular encefálico

Processo: 12/24453-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Giédre Berretin-Felix
Beneficiário:Leticia Sampaio de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Acidente vascular cerebral   Transtornos de deglutição   Qualidade de vida   Endoscopia   Avaliação clínica   Análise estatística de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidente cerebro vascular | qualidade de vida em disfagia | Transtornos da deglutição | Disfagia

Resumo

A disfagia orofaríngea é caracterizada pela anormalidade da transferência do bolo alimentar da boca para o estômago. Na população adulta e idosa a disfagia é mais comum associada ao Acidente Vascular Encefálico (AVE). Vários estudos têm sido realizados com o propósito de compreender as características da deglutição de indivíduos acometidos por AVE, tanto por meio de exames clínicos, como instrumentais, demonstrando alta ocorrência de disfagia orofaríngea em casos pós AVE agudo, sendo poucas pesquisas voltadas ao estudo da deglutição em casos crônicos. Avaliar a qualidade de vida relacionada à deglutição permite analisar o impacto das alterações funcionais na vida dos indivíduos e é importante para compreensão de como o paciente lida com as dificuldades alimentares, possibilitando, ainda, o acompanhamento da evolução do processo terapêutico empregado. Objetivo: verificar a influência do grau da disfunção da deglutição na qualidade de vida em deglutição em idosos acometidos por acidente vascular encefálico. Métodos: para este estudo serão selecionados 30 pacientes idosos acometidos por AVE em fase crônica. Todos os indivíduos serão submetidos aos procedimentos de avaliação clínica e instrumental, sendo o último realizado utilizando-se a nas endoscopias da deglutição. Serão testados alimentos de diferentes consistências e a partir dos resultados encontrado será classificada a gravidade do distúrbio em uma escala de 0 a 3. Além disso, será feita a aplicação do protocolo de qualidade de vida SWAL-QOL. Os resultados obtidos serão tabulados em banco de dados e submetidos à análise estatística pertinente, por meio da aplicação de testes de correlação entre os aspectos funcionais da deglutição e os escores da qualidade de vida em deglutição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LETÍCIA SAMPAIO DE OLIVEIRA; CRIS MAGNA DOS SANTOS OLIVEIRA; JONAN EMI VALENCIA CARDENAS; RAQUEL RODRIGUES ROSA; EDUARDO CARVALHO DE ANDRADE; CLAUDIA TIEMI MITUUTI; GIÉDRE BERRETIN-FELIX. Disfagia orofaríngea e qualidade de vida em idosos após a fase tardia do acidente vascular encefálico. Revista CEFAC, v. 25, n. 3, . (12/24453-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.