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A educação italiana em São Paulo: entre Vargas e Mussolini

Processo: 12/19173-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Fernanda Franchini
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Imigração italiana   Historiografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | História | historiografia | História da Educação e Historiografia

Resumo

Muitos imigrantes italianos na primeira metade do século XX em São Paulo preocupavam-se com a educação de seus filhos e viam no acesso à educação formal um meio de ascensão social. Desde o final do século XIX, escolas isoladas e instituições beneficentes se espalhavam pelos bairros da cidade, principalmente ao redor das fábricas. No entanto, imigrantes emergentes economicamente ambicionavam para seus descendentes a oportunidade de frequentarem escolas que fizessem frente à educação da elite paulistana por meio da adoção de modelos de ensino europeus. Industriais, comerciantes e diplomatas articularam-se no Brasil e na Itália para a promoção da alta cultura italiana entre os jovens da comunidade radicada em São Paulo. No regime político fascista o discurso vigente era o da internacionalização, que incluía imigrantes e seus descendentes como membros da grande nação italiana. Desse modo, instituições culturais e escolares pelo mundo passaram a servir como pontos de irradiação do credo político gestado por Mussolini.No Brasil, durante o Estado Novo as instituições estrangeiras foram intensamente vigiadas e algumas até mesmo fechadas. O Departamento de Ordem Política e Social agiu em nome de ideais nacionalizadores e identificou agentes na circulação de ideias e práticas de ensino que romperiam com tais ideais. Assim, no final da década de 1930 e inícios de 1940, espaços e sujeitos encontravam-se no limiar dos cruzamentos e rupturas entre dois projetos, de um lado do governo Vargas e de outro da política cultural expansionista fascista. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCHINI, Fernanda. Entre Vargas e Mussolini: a nacionalização do Instituto Médio Ítalo-Brasileiro \Dante Alighieri\. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

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