Busca avançada
Ano de início
Entree

Blog educacional para o ensino das danças folclóricas a partir do currículo de educação física do estado de São Paulo

Processo: 12/18436-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Suraya Cristina Darido
Beneficiário:Irlla Karla dos Santos Diniz
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Dança   Educação física escolar   Currículo   Tecnologias da informação e comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | dança | Educação Física Escolar | Educação Física escolar

Resumo

A dança enquanto um dos conteúdos da cultura corporal ainda enfrenta dificuldades para adentrar os muros da escola. Os professores de Educação Física por não possuírem experiências teórico-práticas com este conteúdo, tanto antes como após a graduação, ainda se sentem limitados para tratá-la de modo contextualizado e significativo. O currículo por se apresentar como uma seleção importante da cultura faz um recorte dos conhecimentos que devem ser tematizados na escola, oferecendo aos professores um panorama geral dos conteúdos, se constituindo em um norteador dos componentes curriculares. O currículo de Educação Física do Estado de São Paulo, instaurado recentemente considera a dança como um de seus conteúdos, no entanto, o suporte pedagógico oferecido mostra-se limitado, no que diz respeito a profundidade teórica. Assim, faz-se necessário investigar algumas possibilidades pedagógicas para contribuir com o trabalho do professor que já enfrenta tantas dificuldades no ambiente escolar. Diante do novo contexto que se instaura, uma alternativa interessante seria investir nas novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) para disponibilizar aos professores conhecimentos e possibilidades complementares para desenvolver trabalhos com a dança em suas aulas, não restringindo aos alunos apenas à leitura do caderno integrante do currículo. Utilizar uma plataforma digital como um ambiente que ofereça suporte pedagógico aos professores, conhecimentos diversificados, e espaço para os mesmos publicarem suas experiências, poderiam multiplicar as chances de aprendizagem, o que se constitui em uma estratégia interessante. As TICs no contexto educacional possibilitam uma elaboração mais ampla do conhecimento, expandindo as fontes de informação, e propiciando ao professor tratar um conteúdo que muitas vezes não está presente no interior das aulas de Educação Física. Portanto, o objetivo do presente estudo é analisar o conteúdo de dança proposto pelo currículo de Educação Física do Estado de São Paulo para o sétimo ano do ensino fundamental, e a partir disso, elaborar um material complementar em linguagem digital que subsidie o trabalho do professor no ensino deste conteúdo. Num segundo momento, o material será avaliado por meio de entrevistas com dois professores atuantes na rede estadual, que utilizarão o mesmo em situações reais de ensino, a fim de verificar a qualidade e as deficiências da proposta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DINIZ, Irlla Karla dos Santos. Blog educacional para o ensino das danças folclóricas a partir do currículo de educação física do estado de São Paulo. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.