Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da seleção genômica em populações simuladas de aves poedeiras

Processo: 12/23384-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Danísio Prado Munari
Beneficiário:Guilherme Batista Do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Aves   Aves poedeiras   Endogamia   Herdabilidade   Seleção genômica   Polimorfismo de um único nucleotídeo

Resumo

A seleção genômica é uma forma de seleção assistida por marcadores do tipo SNP (polimorfismos de nucleotídeos únicos), que em desequilíbrio de ligação explora potencialmente todos os loci de características quantitativas do genoma. A herdabilidade, o tamanho do genoma, o tamanho efetivo da população e o nível de endogamia podem alteram a acurácia dos valores genômicos diretos. O valor genético obtido da informação dos efeitos estimados dos marcadores é chamado de valor genômico direto, enquanto que a combinação deste com o valor genético estimado é chamada de valor genético genômico. No presente trabalho, o objetivo será estimar valor genético e valor genômico direto e a correlação entre ambos (acurácia) para dados fenotípicos e genotípicos, simulados com estrutura de desequilíbrio de ligação para uma linhagem de aves poedeiras da raça White Leghorn. Os cenários de simulação incluem características com herdabilidades distintas (produção e peso dos ovos) e diferentes níveis de endogamia. Dois cenários serão criados a partir de uma população histórica simulada a fim de gerar histórico de desequilíbrios de ligação e deriva genética. Em cada cenário, as características taxa de postura total, da 17ª a 70ª semana de idade e o peso dos ovos as 32 semanas de idade serão simuladas. O sistema de acasalamento será distinto quanto à taxa de endogamia, sendo em um deles aleatório (sem controle de endogamia) e em outro minimizando a endogamia. O valor genético verdadeiro de cada indivíduo será considerado como a somatória dos efeitos aditivos dos QTL, resultantes da simulação. Os valores genéticos estimados serão obtidos por máxima verossimilhança restrita. Um modelo de regressão de cumeeira será usado para estimar os efeitos dos marcadores SNP no cálculo do valor genômico direto. O coeficiente de correlação de Spearman entre os valores genômicos diretos e verdadeiros e as acurácias serão utilizados para comparação dos cenários simulados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, G. B.; SAVEGNAGO, R. P.; CHUD, T. C. S.; LEDUR, M. C.; FIGUEIREDO, E. A. P.; MUNARI, D. P.. Genetic parameter estimates and principal component analysis on performance and carcass traits of a terminal pig sire line. ACTA AGRICULTURAE SCANDINAVICA SECTION A-ANIMAL SCIENCE, v. 64, n. 3, p. 137-144, . (11/06911-0, 10/05148-8, 13/20091-0, 12/23384-6)
CHUD, TATIANE C. S.; CAETANO, SABRINA L.; BUZANSKAS, MARCOS E.; GROSSI, DANIELA A.; GUIDOLIN, DIEGO G. F.; NASCIMENTO, GUILHERME B.; ROSA, JAQUELINE O.; LOBO, RAYSILDO B.; MUNARI, DANISIO P.. Genetic analysis for gestation length, birth weight, weaning weight, and accumulated productivity in Nellore beef cattle. LIVESTOCK SCIENCE, v. 170, p. 16-21, . (09/15480-2, 13/19335-2, 12/23384-6)
SAVEGNAGO, RODRIGO PELICIONI; DO NASCIMENTO, GUILHERME BATISTA; DE MAGALHAES ROSA, GUILHERME JORDAO; RESENDE DE CARNEIRO, RAUL LARA; SESANA, ROBERTA CRISTINA; EL FARO, LENIRA; MUNARI, DANISIO PRADO. Cluster analyses to explore the genetic curve pattern for milk yield of Holstein. LIVESTOCK SCIENCE, v. 183, p. 28-32, . (10/05148-8, 13/20091-0, 12/23384-6, 12/16087-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Guilherme Batista Do. Efeito da endogamia na seleção genômica em populções simuladas de aves poedeiras. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.