Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do sistema de fermentação, do substrato e das condições de tratamento do fermento sobre o rendimento da fermentação etanólica contaminada com leveduras Saccharomyces cerevisiae nativas e bactérias consorciadas

Processo: 12/18082-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Sandra Regina Ceccato Antonini
Beneficiário:Vanda Renata Reis
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Bactérias   Fermentação   Saccharomyces cerevisiae   Etanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bactérias | Etanol | fermentação | leveduras nativas | Saccharomyces cerevisiae | Microbiologia industrial e da fermentação

Resumo

A fermentação alcoólica é o fenômeno por meio do qual os açúcares são transformados em álcool e gás carbônico, principalmente por ação das leveduras da espécie Saccharomyces cerevisiae. Há várias maneiras de se conduzir a fermentação. O reator biológico pode ser operado de forma descontínua, semicontínua, descontínua alimentada (ou batelada alimentada) ou contínua, todos podendo trabalhar com ou sem recirculação do fermento. O mosto utilizado poder ser composto de caldo ou melaço. Uma das principais preocupações na indústria sucro-alcooleira é combater os microrganismos contaminantes, representados pelas bactérias e leveduras que se instalam no processo e causam queda no rendimento. Estudos com o objetivo de verificar o efeito conjunto das bactérias e leveduras nativas, em consorciação, sobre a fermentação têm sido pouco encontrados, de forma que o presente trabalho se propõe a avaliar o efeito das leveduras S. cerevisiae nativas que apresentam colônias rugosas e células em pseudohifas, e bactérias, sobre o rendimento da fermentação alcoólica, utilizando-se a levedura industrial PE-02 como levedura do processo, procurando condições que minimizem o efeito das contaminações. Serão avaliados o sistema de fermentação (batelada e batelada alimentada), tratamento do fermento (efeito simples e combinado de pH e etanol) e do substrato (caldo de cana ou melaço) sobre o desenvolvimento destas fermentações, procurando avaliar o papel de cada um dos microrganismos (levedura do processo, levedura nativa e bactéria) durante o processo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, VANDA R.; BASSI, ANA PAULA G.; CERRI, BIANCA C.; ALMEIDA, AMANDA R.; CARVALHO, ISIS G. B.; BASTOS, REINALDO G.; CECCATO-ANTONINI, SANDRA R.. Effects of feedstock and co-culture of Lactobacillus fermentum and wild Saccharomyces cerevisiae strain during fuel ethanol fermentation by the industrial yeast strain PE-2. AMB EXPRESS, v. 8, . (12/18082-0, 11/17928-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Vanda Renata. Efeito do substrato e das condições de tratamento do fermento sobre a fermentação etanólica contaminada com leveduras Saccharomyces cerevisiae selvagens e Lactobacillus fermentum. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.