Busca avançada
Ano de início
Entree

Microdissecção e sequenciamento completo de cromossomos B em peixes aplicados em estudos evolutivos e funcionais

Processo: 13/00953-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Fausto Foresti
Beneficiário:Ricardo Utsunomia
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de sequência de DNA   Moenkhausia   Microdissecção

Resumo

Cromossomos B são elementos genômicos extras ao complemento cromossômico padrão e ocorrem em muitos organismos. Podem ter origens distintas, incluindo a derivação de cromossomos autossômicos e de cromossomos sexuais e até como resultantes de cruzamentos entre espécies. Os mecanismos moleculares que norteiam a evolução desses segmentos genômicos se assemelham aos de cromossomos sexuais univalentes e podem envolver silenciamento gênico, processos de heterocromatinização, acúmulo de DNA repetitivo e transposons. O advento da técnica de microdissecção, método que possibilita o isolamento direto do DNA de qualquer região cromossômica, tem proporcionado avanços no conhecimento da estrutura e composição destes elementos genômicos em um número significativo de organismos portadores de cromossomos B. O presente estudo se insere no programa geral de estudos de citogenética e genética molecular de peixes neotropicais em desenvolvimento no Laboratório de Biologia e Genética de Peixes (IBB/UNESP/BOTUCATU) e tem como objetivo principal a identificação de sequências presentes nos cromossomos B, eucromáticos e heterocromáticos, presentes na espécie de peixe Moenkhausia sanctaefilomenae. O projeto terá por base a microdissecção dos cromossomos B desta espécie e seu sequenciamento pela plataforma 454 Jr. (Roche). O desenvolvimento deste trabalho deverá apresentar um panorama do conteúdo molecular destes cromossomos B, que inclui a descrição de genes, famílias repetitivas e elementos transponíveis alocados nestes elementos genômicos. Com os resultados obtidos, pretende-se aumentar os conhecimentos sobre a estrutura e composição molecular destes cromossomos, bem como inferir sobre a possível origem e funcionalidade das sequências encontradas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UTSUNOMIA, RICARDO; ZERBINATO DE ANDRADE SILVA, DUILIO MAZZONI; RUIZ-RUANO, FRANCISCO J.; ARAYA-JAIME, CRISTIAN; PANSONATO-ALVES, JOSE CARLOS; SCACCHETTI, PRISCILLA CARDIM; HASHIMOTO, DIOGO TERUO; OLIVEIRA, CLAUDIO; TRIFONOV, VLADMIR A.; PORTO-FORESTI, FABIO; CAMACHO, JUAN PEDRO M.; FORESTI, FAUSTO. Uncovering the Ancestry of B Chromosomes in Moenkhausia sanctaefilomenae (Teleostei, Characidae). PLoS One, v. 11, n. 3 MAR 2 2016. Citações Web of Science: 23.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
UTSUNOMIA, Ricardo. Microdissecção e sequenciamento completo de cromossomos B em peixes aplicados em estudos evolutivos e funcionais. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.