Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa de intervenção informativa com a compreensão de leitura: proposta de atuação com professores do 3º ano do ensino fundamental

Processo: 13/00685-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Cataryne de Almeida Rodrigues Pinto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Linguagem escrita   Aprendizagem   Ensino fundamental   Compreensão da leitura   Avaliação da aprendizagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo tem por objetivos caracterizar o perfil em compreensão de leitura de escolares do 3º ano do ensino público fundamental e verificar a eficácia de um programa de intervenção informativo para a compreensão de leitura para professores do ensino fundamental I. Este estudo será dividido em três fases: Na fase 1, participarão 30 escolares do 3º ano de escola pública municipal, de ambos os gêneros na faixa etária de oito anos a oito anos e onze meses de idade, que serão submetidos a aplicação do Protocolo de Avaliação de Compreensão de Leitura e os resultados serão analisados estatisticamente. Na fase 2, participarão quatro professores dos escolares da fase 1, divididos em dois grupos: GP (composto por dois professores, que serão submetidos ao programa de intervenção informativo) e GC (composto por dois professores que não serão submetidos ao programa de intervenção informativo). Na fase 3, os escolares da fase 1 serão submetidos novamente a aplicação do Protocolo de Avaliação de Compreensão de Leitura após 4 meses. Os resultados serão analisados estatisticamente visando comparar os achados da avaliação da compreensão da leitura com os escolares da fase 1 em situação de pré e pós aplicação do programa de intervenção informativo com os professores objetivando verificar a eficácia educacional do mesmo para a compreensão de leitura dos escolares deste estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)