Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da Depleção de Macrófagos na Remodelação da Sínfise Púbica de camundongos C57BL6, Durante o final da Prenhês e o Pós-parto.

Processo: 12/25038-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Paulo Pinto Joazeiro
Beneficiário:Bianca Gazieri Castelucci
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Prenhez   Camundongos   Macrófagos

Resumo

ResumoA sínfise púbica (SP) faz parte do conjunto de elementos do sistema musculoesquelético que oferecer suporte aos órgãos pélvicos. Em alguns animais, como camundongos e cobaias, esta junção fibrocartilaginosa é metabolicamente ativa durante a prenhez e passa por drásticas modificações hormonalmente reguladas que resultam no afastamento dos ossos púbicos e na formação de um ligamento elástico (LiP), facilitando a passagem dos fetos durante o parto. Assim como a cérvice uterina, o LiP também sofre extensa remodelação durante a prenhez, e ambos apresentam similaridades no que diz respeito à composição tecidual, proliferação celular, e regulação por relaxina e hormônios esteroides neste processo. Embora alguns achados relacionem o relaxamento do IpL à ativação de uma resposta pró-inflamatória com participação de leucócitos,este processo ainda não foi plenamente explorado em camundongos. Com a finalidade de caracterizar aspectos que envolvem a participação de leucócitos nesta remodelação, propomos o presente projeto empregando estratégias para depleção de monócitos/macrófago, caracterização morfológica e análise da expressão gênica destas células durante o relaxamento (dias 18 e 19 de prenhez) e a remodelação da sínfise púbica no pós-parto (dias 1 e 3 pós parto). Caso seja verificado que leucócitos não atuam no relaxamento do ligamento interpúbico de camundongos, esperamos identificar aspectos da remodelação tecidual que diferem de respostas pro-inflamatórias, particularmente em modelos animais (com emprego de indivíduos adultos), que podem contribuir para o entendimento da dos processos de homeostase dos componentes do canal de parto e de suas estruturas suportes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTELUCCI, BIANCA G.; CONSONNI, SILVIO R.; ROSA, VIVIANE S.; JOAZEIRO, PAULO P. Recruitment of monocytes and mature macrophages in mouse pubic symphysis relaxation during pregnancy and postpartum recovery. BIOLOGY OF REPRODUCTION, v. 101, n. 2, p. 466-477, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
CASTELUCCI, BIANCA GAZIERI; CONSONNI, SILVIO ROBERTO; ROSA, VIVIANE SOUZA; SENSIATE, LUCIMARA APARECIDA; RUGNO DELATTI, PAULA CRISTINA; ALVARES, LUCIA ELVIRA; JOAZEIRO, PAULO PINTO. Time-dependent regulation of morphological changes and cartilage differentiation markers in the mouse pubic symphysis during pregnancy and postpartum recovery. PLoS One, v. 13, n. 4 APR 5 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.