Busca avançada
Ano de início
Entree

A Morada dos Encantados: novas temporalidades e dinâmicas territoriais nos Tremembé de Almofala

Processo: 12/23561-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Dominique Tilkin Gallois
Beneficiário:Juliana Monteiro Gondim
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Índios   Religião indígena   Territorialidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cosmologias ameríndias | Territorialidade | Tremembé | Cosmologias ameríndias

Resumo

Este projeto buscará desvendar a forma pela qual os Tremembé de Almofala, no litoral oeste do Ceará, organizam a gestão dos espaços concebidos por eles como as moradas dos encantados - diante das transformações de sua territorialidade. Os encantados são entidades sobrenaturais que permeiam o universo cosmológico dos índios da região e são descritos como personagens da realeza, fadas, animais ou ancestrais se encantaram, passando a viver numa realidade invisível para a maioria das pessoas, com a qual apenas alguns no mundo terreno têm o dom de entrar em contato direto. Nas narrativas contadas pelas pajés - pessoas muito reverenciadas no grupo, por incorporarem estes encantados e praticarem a cura através deles -, a gestão dos recursos deve ser mediada por relações respeitosas com estes seres, conduta que é ressaltada pelas lideranças políticas que reivindicam a posse da terra baseadas, entre outros argumentos, no caráter sagrado que ela representa para todos eles. Assim sendo, busco compreender como os Tremembé organizam a gestão desse território sagrado e dos recursos dados pelos encantados - pois eles são definidos como donos dos espaços e de tudo que dele vem - diante das intensas transformações espaciais vivenciadas pelo grupo nos últimos anos. Procurarei, através de uma imersão em campo, acompanhar as atividades cotidianas dos Tremembé, no intuito de desvendar como a territorialidade é vivida no dia-a-dia. Entendo que esta vivência diária abrirá as portas das moradas dos encantados, e, seguindo este caminho, poderei compreender do que se trata tal dimensão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONDIM, Juliana Monteiro. Seguindo trilhas encantadas: humanos, encantados e as formas de habitar a Almofaia dos Tremembé. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.