Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de marcadores sorológicos e moleculares da infecção pelo Vírus da Hepatite E (HEV) em indivíduos portadores do Vírus da imunodeficiência humana (HIV)

Processo: 12/21588-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:João Renato Rebello Pinho
Beneficiário:Ariana Carolina Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Prevalência   Gastroenterologia   Vírus da hepatite E   HIV   Imunossupressão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hepatite E crônica | Hev Rna | Hiv | Imunossupressão | Prevalência | Vírus da hepatite E | Hepatologia

Resumo

O vírus da hepatite E (HEV) é um vírus RNA, único membro do gênero Hepevirus na família Hepeviridae, agente etiológico da hepatite E, uma forma de hepatite viral aguda de curso normalmente autolimitado. A transmissão do HEV ocorre por via fecal oral principalmente através de água contaminada, embora as rotas perinatal e parenteral também estejam envolvidas na transmissão da doença.Atualmente, a infecção pelo HEV é reconhecida como um considerável problema de saúde pública em diversas regiões do mundo. O HEV é especialmente endêmico em regiões com condições precárias de higiene, onde é responsável por grandes surtos de hepatite aguda. Em países desenvolvidos, a infecção pelo HEV ocorre quase que exclusivamente em pessoas com histórico de viagens para regiões endêmicas, porém durante a última década um número crescente de infecções autóctones tem sido identificado nessas regiões, o que tem sido relacionado com possível transmissão zoonótica. A prevalência do HEV nas diferentes regiões do mundo ainda não é completamente compreendida, assim como os padrões de transmissão e evolução da doença. Esta habitualmente é reconhecida como benigna e de evolução autolimitada, entretanto, são crescentes as evidências de sua evolução para a cronicidade em indivíduos imunossuprimidos. Além disso, tem sido demostrado que nesses indivíduos a infecção crônica pelo HEV pode evoluir para fibrose hepática progressiva culminando no desenvolvimento de cirrose.Tais evidências tem feito ressurgir o interesse pelo estudo dos diferentes aspectos da infecção pelo HEV, assim como do próprio agente com o objetivo de melhorar as estratégias de diagnóstico, tratamento e prevenção dessa infecção. Portanto este projeto de pesquisa tem por objetivo estimar a prevalência do HEV entre indivíduos com infecção pelo HIV e avaliar o quanto esse vírus representa o agente causal de doença hepática crônica entre os mesmos, o que permitirá melhor avaliação e tratamento desses pacientes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, A. C.; GOMES-GOUVEA, MICHELE SOARES; LISBOA-NETO, G.; MENDES-CORREA, M. C. J.; PICONE, C. M.; SALLES, N. A.; MENDRONE-JUNIOR, A.; CARRILHO, F. J.; PINHO, J. R. R.. Serological and molecular markers of hepatitis E virus infection in HIV-infected patients in Brazil. ARCHIVES OF VIROLOGY, v. 163, n. 1, p. 43-49, . (12/50504-2, 12/21588-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Ariana Carolina. Pesquisa de marcadores sorológicos e moleculares da infecção pelo Vírus da Hepatite E (HEV) em indivíduos portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.