Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de risco associados a casos repetidos de mastite clínica em vacas leiteiras de alta produção

Processo: 13/02569-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:José Carlos de Figueiredo Pantoja
Beneficiário:Bruna dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade do leite   Mastite bovina   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fatores de Risco | mastite | Qualidade do leite | Mastite bovina

Resumo

Em decorrência do controle e erradicação de patógenos contagiosos em rebanhos que produzem leite de alta qualidade, a mastite clínica (MC) de origem ambiental se tornou um dos principais problemas emergentes. A MC acarreta perdas financeiras significativas e seu tratamento é a principal causa da contaminação do leite com resíduos de antimicrobianos. Pouco se sabe sobre os fatores de risco que determinam a ocorrência de casos repetidos de MC na mesma lactação. Casos repetidos resultam em frustação em relação ao tratamento (falha na recuperação) e grandes perdas econômicas (necessidade de terapia mais longa e repetida). Nesse contexto, um estudo de caso-controle será conduzido com o objetivo de identificar fatores de risco para a ocorrência de casos repetidos de MC e estimar a probabilidade de casos subsequentes de MC para vacas que já apresentaram casos anteriores na mesma lactação. Vacas de um rebanho de alta produção serão observadas por um período de oito meses, durante o qual culturas microbiológicas do leite e informações epidemiológicas serão obtidas de todos os animais que apresentarem casos incidentes de MC. Para cada caso, as mesmas informações serão obtidas de três controles aleatoriamente selecionados no mesmo estágio de lactação. Regressão logística será utilizada para identificar fatores de risco para um caso repetido de MC como características físicas das tetas e úberes, produção de leite e paridade. Resultados deste estudo poderão auxiliar diretamente os produtores rurais a melhorar a qualidade do leite, o bem-estar dos animais, e a segurança dos produtos lácteos oferecidos à população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PANTOJA, J. C. F.; ALMEIDA, A. P.; DOS SANTOS, B.; ROSSI, R. S.. An investigation of risk factors for two successive cases of clinical mastitis in the same lactation. LIVESTOCK SCIENCE, v. 194, p. 10-16, . (14/12642-0, 13/02569-0, 13/03482-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.