Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e avaliação do desempenho de compósitos à base de madeira a partir de insumos alternativos

Processo: 12/14352-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Francisco Antonio Rocco Lahr
Beneficiário:Amós Magalhães de Souza
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

Atualmente, há cerca de 1,79 milhão de hectares de madeira de Pinus e 65 mil de Tectona grandis (Teca) plantados no Brasil. Como o aproveitamento das árvores alcança somente 40 a 50% (em volume), a quantidade de resíduo gerado é expressiva, e ainda que estes possam ser biologicamente degradados, sua concentração em determinados locais, sua deposição ou queima podem causar impactos ambientais negativos. Diante da situação exposta, uma alternativa relevante será a utilização desses resíduos na produção de compósitos à base de madeira associada à utilização de recursos oriundos de fontes renováveis e aproveitamento de resíduos, sem emissão de formol. A proposta deste trabalho é avaliar a viabilidade da produção de painéis de partículas de madeira aglomerada de média densidade (MDP) e painéis de partículas orientadas (OSB) a partir de rejeitos de Pinus sp. tendo a Teca como adição, nas proporções de 0, 25, 50, 75, 100%. Como adesivos serão utilizados resina epóxi (proveniente de resíduo de pintura em pó) e polímero natural Polihidroxibutirato (PHB). Para isso serão confeccionados 180 painéis para os testes físico/mecânicos para os dois tipos de painéis (MDP e OSB). Os resultados serão tratados estatisticamente através de uma análise de variância do planejamento fatorial completo - DOE.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, TIAGO HENDRIGO; DE SOUSA, AMOS MAGALHAES; MOREIRA MARTINS, ANDREIA SOFIA; CHRISTOFORO, ANDRE LUIS; DE ALMEIDA, DIEGO HENRIQUE; ROCCO LAHR, FRANCISCO ANTONIO. Effect of service temperature on shear strength of Pinus wood for roof structures. ACTA SCIENTIARUM-TECHNOLOGY, v. 40, 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Amós Magalhães de. Produção e avaliação do desempenho de compósitos à base de madeira a partir de insumos alternativos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.