Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeções anatômicas existentes entre a substância negra e o núcleo retrotrapezóide

Processo: 13/00103-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Ana Carolina Thomaz Takakura
Beneficiário:Marina Taranto Botelho
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Respiração (fisiologia)   Substância negra   Doença de Parkinson
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:núcleo retrotrapezóide | Parkinson | Respiração | Substância negra | Fisiologia Cardiovascular

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é uma desordem neurodegenerativa caracterizada clinicamente por tremor, rigidez, acinesia (ou bradicinesia) e instabilidade postural. O tremor tipicamente se inicia assimetricamente e está presente em repouso, geralmente envolvendo mãos, pernas, maxilar, lábios, afetando toda a face. Patofisiologicamente, a DP é classificada como uma sinucleinopatia associada predominantemente à perda de neurônios dopaminérgicos na substância negra, mas outros neurônios do tronco encefálico podem também estar degenerados na DP, contribuindo não só para as alterações motoras, mas também não motoras observadas nessa patologia. Em pacientes que apresentam a DP também é possível observar deficiências respiratórias cujos mecanismos ainda não estão muito bem esclarecidos. Dados recentes do nosso laboratório mostraram que no modelo de indução de DP pela injeção no caudado-putâmen (CPu) de 6-hidroxi-dopamina (6-OHDA), um agente neurotóxico seletivo para células catecolaminérgicas, observou intensa redução na frequência respiratória e ventilação basais, além de uma intensa redução de neurônios bulbares envolvidos no controle neural da respiração: neurônios Phox2b+ na região do núcleo retrotrapezóide. Diante desses recentes estudos realizados no nosso laboratório, torna-se importante estudar a possível existência de projeções anatômicas entre a substância negra e o núcleo retrotrapezóide, utilizando a injeção de traçadores anterógrado e retrógrado nessas regiões. Após 7 dias da injeção, os animais serão sacrificados e perfundidos e terão seus encéfalos removidos para tratamento de imunoistoquímica para revelação dos traçadores e dos neurônios envolvidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, JULIANA C.; OLIVEIRA, LUIZ M.; BOTELHO, MARINA T.; MOREIRA, THIAGO S.; TAKAKURA, ANA C.. The involvement of the pathway connecting the substantia nigra, the periaqueductal gray matter and the retrotrapezoid nucleus in breathing control in a rat model of Parkinson's disease. Experimental Neurology, v. 302, p. 46-56, . (14/22406-1, 16/23281-3, 15/23376-1, 15/18842-3, 13/00103-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.