Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção in vitro de embriões de doadoras pré-púberes da raça Holandesa

Processo: 12/25290-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Pietro Sampaio Baruselli
Beneficiário:Bruna Martins Guerreiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilização in vitro animal   Bovinos leiteiros   Embrião
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:embrião | Holandesa | in vitro | Pré-púbere | Produção de embrião

Resumo

A produção in vitro de embriões em vacas de leite de alta produção (Bos taurus) apresenta baixa eficiência. Nesse contexto, a utilização de novilhas como doadoras de oócitos poderia ser uma alternativa para melhorar a eficiência dessa biotecnologia. Com o emprego dessa ferramenta existe a possibilidade de incrementar a produção in vitro de embriões associado ao aumento do ganho genético pela diminuição do intervalo de geração em rebanhos de leite de alta produção. Entretanto, existe escassez de dados na literatura acerca da produção in vitro de embriões originados de doadoras jovens, o que motiva a realização desse projeto de pesquisa. Cento e vinte doadoras de quatro categorias diferentes (novilha pré-púbere, n=30; novilha púbere, n=30; vaca lactante, n=30 e vaca não lactante, n=30) serão submetidas à aspiração folicular (Ovum pick-up). Serão avaliados o número de folículos, o total de estruturas recuperadas e o número de oócitos viáveis. Os oócitos viáveis serão encaminhados para produção in vitro de embriões e seu desenvolvimento embrionário (taxa de clivagem e de blastocisto) será avaliado. Será utilizada uma mesma partida de sêmen para fertilização dos oócitos de todas as categorias. Os embriões produzidos serão transferidos para receptoras mestiças (Bos taurus x Bos indicus). A análise estatística será realizada utilizando o procedimento estatístico Glimmix do SAS. Serão considerados como efeitos fixos a categoria animal (novilhas pré-púberes e púberes e vacas lactantes e não lactantes), a sessão de aspiração (número de sessões) bem como sua interação. O efeito individual de cada doadora dentro de cada sessão de aspiração será considerado como efeito aleatório no modelo estatístico. As variáveis inclusas no modelo estatístico serão sequencialmente removidas seguindo o critério estatístico de Wald. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERREIRO, B. M.; BATISTA, E. O. S.; VIEIRA, L. M.; SA FILHO, M. F.; RODRIGUES, C. A.; CASTRO NETTO, A.; SILVEIRA, C. R. A.; BAYEUX, B. M.; DIAS, E. A. R.; MONTEIRO, F. M.; et al. Plasma anti-mullerian hormone: an endocrine marker for in vitro embryo production from Bos taurus and Bos indicus donors. DOMESTIC ANIMAL ENDOCRINOLOGY, v. 49, p. 96-104, . (12/25290-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUERREIRO, Bruna Martins. Produção in vitro de embriões de doadoras pré-púberes da raça Holandesa. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.