Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas agroflorestais com cacau como ferramenta de recuperação de áreas degradadas, em São Félix do Xingu - PA

Processo: 12/25335-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 12 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Flávio Bertin Gandara
Beneficiário:Daniel Palma Perez Braga
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/14932-5 - Estoque de carbono em sistemas agroflorestais com cacau para recuperação de áreas degradadas, em São Felix do Xingu, Pará, BE.EP.MS
Assunto(s):Cacau   Restauração ecológica   Sistemas agroflorestais   Dinâmica florestal   Conservação do solo

Resumo

No contexto do avanço do desmatamento na Floresta Amazônica destacam-se os sistemas agroflorestais como forma de produção alternativa que possibilitam maior conservação ambiental e maior contribuição socioeconômica para as comunidades locais, quando comparado à pecuária extensiva. Em São Félix do Xingu - PA, um grupo de 47 produtores rurais, com propriedades em torno de 70 a 90 ha, utiliza sistemas agroflorestais com cacau, abrangendo cerca de 8 ha, além de 37 ha, em média, com pecuária. A maioria dos sistemas agroflorestais com cacau tem 7 a 12 anos de implantação, com densidade maior de 500 plantas/ha, e foi instalado em pasto degradado, consorciando com banana nos primeiros anos e deixando a mata nativa regenerar. Com isso, o objeto de estudo deste projeto é a dinâmica florestal dos sistemas agroflorestais com cacau, associado ao breve levantamento socioeconômico e à percepção dos cacauicultores. Para isso, serão coletadas algumas variáveis de biodiversidade relacionadas com a estrutura e composição dos SAF-Cacau, através da mensuração florestal e do levantamento fitossociológico. Será aplicado um questionário semi-estruturado para coletar as informações diretamente fornecidas pelo agricultor, tais como custos, mão-de-obra, renda bruta, grau de satisfação e avaliações do SAF-Cacau. Com os resultados visa-se analisar este tipo de sistema de produção como ferramenta de recuperação de áreas degradadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGA, DANIEL P. P.; DOMENE, FREDERICO; GANDARA, FLAVIO B.. Shade trees composition and diversity in cacao agroforestry systems of southern Para, Brazilian Amazon. AGROFORESTRY SYSTEMS, v. 93, n. 4, p. 1409-1421, . (12/25335-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.