Bolsa 13/05827-0 - Música brasileira, Música contemporânea - BV FAPESP
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A valorização da sonoridade na música contemporânea brasileira: estágio de pesquisa no exterior

Processo: 13/05827-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Marcos Branda Lacerda
Beneficiário:Valeria Muelas Bonafe
Supervisor: Marco Stroppa
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: State University of Music and the Performing Arts Stuttgart, Alemanha  
Vinculado à bolsa:12/09155-4 - A valorização da dimensão sonora na música instrumental: uma tendência na música contemporânea brasileira, BP.DR
Assunto(s):Música brasileira   Música contemporânea   Musicologia   Composição musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:composição | música contemporânea brasileira | Sonoridade | Composição

Resumo

Este projeto propõe a realização de um estágio de pesquisa na Alemanha como parte da pesquisa de doutorado que estou desenvolvendo na Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Branda Lacerda, com apoio da FAPESP. O projeto de pesquisa principal (em vigência desde julho/2012) relaciona dois campos nos quais tenho ancorado meus estudos: o campo musicológico (teórico/científico) e o campo composicional (prático/artístico). No que se refere à musicologia, além do aporte teórico construído a partir da leitura crítica da bibliografia fundamental, no meu doutorado me dedico à análise musical de obras de compositores brasileiros para verificar de que maneira a música produzida no Brasil reagiu (e tem reagido) a proposições relacionadas ao tema da sonoridade desde o início do século XX. No que se refere à composição, desenvolvo um trabalho experimental onde busco dialogar musicalmente com os assuntos (conceitos, autores, compositores e obras) estudados no campo teórico. Não almejando desdobramentos unívocos - como se o trabalho composicional se prestasse à condição de amostra desenvolvida em laboratório a partir da pesquisa teórica - a relação entre a teoria e a prática é conduzida em via de mão dupla e se vale de contaminações permanentes entre dois campos que se retroalimentam. O estágio de pesquisa terá duração de 12 meses e será realizado na Musikhochschule Stuttgart, na Alemanha. Durante o estágio, pretendo desenvolver simultaneamente as partes musicológica e composicional da pesquisa, me dedicando à pesquisa bibliográfica, à realização de análises musicais, à redação da tese e de um artigo científico e à escrita de duas novas composições. Contando com a orientação minuciosa do musicólogo Marcos Branda Lacerda no Brasil, trabalharei na Alemanha sob a supervisão do compositor Marco Stroppa. A realização de um estágio de pesquisa na Alemanha ao longo de 12 meses certamente contribuirá para o aprofundamento das questões abordadas em meu doutorado e para a sedimentação de conceitos com os quais lido no campo teórico e artístico, conceitos estes ainda em processo de construção na atualidade. (AU)

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