Bolsa 12/24737-0 - Vacinação, Modelagem de informações da construção - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel de BIM na resposta imune ao Trypanosoma cruzi durante a infecção experimental e em decorrência da vacinação com DNA plasmidial e adenovírus recombinante

Processo: 12/24737-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:João Gustavo Pessini Amarante Mendes
Beneficiário:Marcela Hernández Torres
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vacinação   Modelagem de informações da construção   Trypanosoma cruzi   Linfócitos T
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adenovírus recombinante | Bim | Linfócitos T | Trypanosoma cruzi | Vacinação | Linfocitos T

Resumo

Atualmente, as vacinas baseadas em vírus recombinantes representam uma das áreas mais importantes para o estudo de novos veículos que sejam eficazes na entrega do antígeno. A frequência e qualidade dos linfócitos T de memória que são gerados durante a resposta imune a um determinado patógeno são absolutamente fundamentais para o estabelecimento de um estado de proteção contra o patógeno específico. A homeostase do compartimento de linfócitos T é estabelecida através de dois processos de morte celular que se instalam em decorrência do estímulo antigênico inicial. Estes processos, denominados ACAD e AICD são controlados por membros da família BCL-2 ou pelos receptores de morte, dentre os quais se destaca o FAS/CD95. Recentemente, a modulação negativa de FAS foi implicada na qualidade da proteção conferida através da vacinação com adenovírus recombinantes, em modelo murino de Doença de Chagas. Neste trabalho, investigaremos o papel de BIM, a proteína pro-apoptótica que controla o processo de ACAD, na imunidade contra a infecção causada pelo T. cruzi conferida pela vacinação com DNA plasmidial e adenovírus recombinante.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HERNANDEZ-TORRES, MARCELA; DO NASCIMENTO, SILVA ROGERIO; REBOUCAS, MONICA CARDOZO; CASSADO, ALEXANDRA; MATTEUCCI, KELY CATARINE; D'IMPERIO-LIMA, MARIA REGINA; VASCONCELOS, JOSE RONNIE C.; BORTOLUCI, KARINA R.; ALVAREZ, JOSE MARIA; AMARANTE-MENDES, GUSTAVO P.. Absence of Bim sensitizes mice to experimental Trypanosoma cruzi infection (vol 12, 817, 2021). CELL DEATH & DISEASE, v. 12, n. 9, p. 1-pg., . (15/20432-8, 15/09568-5, 18/15607-1, 17/25942-0, 18/25984-7, 16/24912-7, 12/24737-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TORRES, Marcela Hernández. Papel Bim na resposta imune ao Trypanosoma cruzi durante a infecção experimental. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.