Bolsa 12/24277-9 - Esterificação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de ésteres de interesse industrial em meio não-convencional catalisada por lipases imobilizadas em suportes magnéticos

Processo: 12/24277-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Raquel de Lima Camargo Giordano
Beneficiário:Lionete Nunes de Lima
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Esterificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:esterificação | Lipases imobilizadas | partículas magnéticas | Tecnologia Enzimática

Resumo

Lipases são enzimas muito versáteis e seletivas, estáveis em meio orgânico, que catalisam reações de hidrólise, esterificação e transesterificação. Reações de esterificação de ácidos graxos com carboidratos ou alcoóis de cadeia curta rendem produtos de grande interesse comercial, ou seja, ésteres graxos de açúcares (biosurfactantes) ou aromas, respectivamente. A combinação de ciclodextrinas (CDs, moléculas cíclicas formadas pela união de 6, 7 ou 8 unidades de glicose) com ácidos graxos pode alterar a permeabilidade de fármacos através da pele, provavelmente, por interação com lipídios. O grande problema da produção enzimática de biosurfactantes por esterificação entre açúcares e ácidos graxos, em meio orgânico, é a solubilização do açúcar. Uma alternativa aos solventes orgânicos seria a utilização de líquidos iônicos, os quais possuem baixa pressão de vapor, sendo considerados solventes "verdes". A utilização de enzimas na forma solúvel não é economicamente atrativa, devido ao seu alto custo de produção e a sua fragilidade operacional. Uma alternativa para contornar esses inconvenientes é a imobilização de enzimas sobre suportes sólidos, rendendo biocatalisadores insolúveis e estáveis. Atualmente muitos estudos vêm sendo realizados com o objetivo de imobilizar enzimas em suportes magnéticos. A imobilização de enzimas em suportes magnéticos permite a recuperação altamente seletiva do derivado através da aplicação de um campo magnético externo. O uso de enzimas imobilizadas possibilita o processamento contínuo com diferentes configurações de reatores, o fácil controle e interrupção da reação. Neste contexto, pretende-se neste projeto estudar a síntese enzimática de ésteres de cadeias longas (ésteres de açúcar) e curta (aromas), na presença de líquidos iônicos, avaliando a produção em reator batelada (convencional e micro-ondas) e contínuo (leito fixo e/ou fluidizado).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOPP, WILLIAN; SILVA, FELIPE A.; LIMA, LIONETE N.; MASUNAGA, SUELI H.; TARDIOLI, PAULO W.; GIORDANO, ROBERTO C.; ARAUJO-MOREIRA, FERNANDO M.; GIORDANO, RAQUEL L. C.. Synthesis and characterization of robust magnetic carriers for bioprocess applications. MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING B-ADVANCED FUNCTIONAL SOLID-STATE MATERIALS, v. 193, p. 217-228, . (12/24277-9, 08/56572-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.