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Brinquedoteca no Ensino fundamental: um estudo sobre concepções e práticas de professores de crianças de seis anos

Processo: 12/23178-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Elieuza Aparecida de Lima
Beneficiário:Samara Cristina da Silva Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental   Desenvolvimento cultural   Aprendizagem   Brinquedoteca   Práticas pedagógicas   Pesquisa bibliográfica

Resumo

Este projeto de investigação foca a temática Brinquedotecas, considerando as concepções e práticas de professores atuantes no primeiro ano do Ensino fundamental. O objetivo central do estudo é: analisar concepções e práticas de professores sobre o papel e a importância da brinquedoteca na educação e desenvolvimento cultural de crianças de seis anos. A pesquisa será bibliográfica e de campo. Para sua execução, alguns encaminhamentos metodológicos serão utilizados, dentre os quais levantamento bibliográfico, realização de entrevistas com professores atuantes em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Marília - SP., com foco em seus conhecimentos acerca de aprendizados de crianças de seis anos em espaços para brincar denominados "brinquedotecas" e do seu papel docente nessa educação no que se refere às atividades lúdicas. Diferentes estudos e pesquisas de diferentes autores, como Cunha (1998), Santos (2008; 2009), Kishimoto (2000), Friedmann (1998), Bomtempo (1998), Wajskop (1995) têm sido realizados no âmbito acadêmico, com o objetivo de ampliar os conhecimentos acerca do papel e do valor das atividades lúdicas no desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida. Em geral, essas pesquisas revelam que, quando a criança, desde a mais tenra idade, participa das atividades lúdicas, ela forma e aperfeiçoa várias capacidades tipicamente humanas essenciais para o seu desenvolvimento integral e para o seu sucesso na escola. Com essa defesa, a brincadeira, em especial o faz de conta, tem se revelado como atividade valiosa para o desenvolvimento cultural das crianças nos anos iniciais da infância.(AU)

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