Busca avançada
Ano de início
Entree

Álgebra linear e tecnologia: limites e possibilidades no contexto da EaD online

Processo: 12/12176-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marcelo de Carvalho Borba
Beneficiário:Aparecida Santana de Souza Chiari
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Educação a distância

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe uma investigação sobre o uso de tecnologias digitais em cursos de licenciatura em matemática a distância vinculados à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados serão construídos a partir de diversas fontes e métodos. Em primeiro lugar, aulas de álgebra linear em cursos a distância serão observadas e gravadas e posteriores entrevistas serão realizadas com professores, alunos e demais envolvidos com a finalidade de destacar o uso e o papel da tecnologia digital na disciplina. As entrevistas poderão ser virtuais ou presenciais. Além disso, serão arquivadas as interações que ocorrem entre professor e/ou tutor com os alunos nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) utilizados pelas instituições investigadas. Também haverá registro de notas da pesquisadora em um diário de campo. A análise será realizada baseada em Borba e Villarreal (2005) e seus pares, que defendem que o conhecimento é construído por coletivos de atores humanos e não humanos e que, nesta construção, o ator não humano, a mídia, atua de modo tão importante quanto o indivíduo, pois ela molda a forma com que o conhecimento, em particular o matemático, é produzido. Pretendo, com esta proposta, avançar nas discussões sobre os componentes essenciais, ainda não definidos, da Educação a Distância Online no Brasil além de avançar na discussão sobre o uso de tecnologias digitais de maneira a potencializar a produção de conhecimento de conceitos de álgebra linear.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
APARECIDA SANTANA DE SOUZA CHIARI; MARCELO DE CARVALHO BORBA; DAISE LAGO PEREIRA SOUTO. A Teoria da Atividade na Produção de Material Didático Digital Interativo de Matemática. Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica, v. 33, n. 65, p. 1255-1275, . (12/12176-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHIARI, Aparecida Santana de Souza. O papel das tecnologias digitais em disciplinas de álgebra linear a distância: possibilidades, limites e desafios. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.