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MOVIMENTOS DE CRIAÇÃO LITERÁRIA EM LEV TOLSTÓI: um estudo da representação do homem natural e da tradição musical russa à luz de Cossacos - Novela do Cáucaso

Processo: 12/25193-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Elena Vássina
Beneficiário:Luiza Nascimento Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura comparada   Literatura russa

Resumo

A intenção do projeto é fazer um estudo inédito da representação do homem natural - encarnado, na obra de Lev Tolstói, pelo camponês, pelo cigano, pelo cossaco, dentre outras figuras - a partir da análise de Cossacos - Novela do Cáucaso(1852). Desse modo, pretendemos evidenciar os caminhos percorridos pelo autor para compor seu personagem-cânone: uma face do que havia de mais denso em sua alma e gênese de seus momentos de epifania. A novela, inevitavelmente, nos conduzirá a uma dupla investigação a fim de compreender o processo criativo concernente ao trabalho do escritor. Primeiro, estudaremos o "rousseauismo" de Tolstói, traçando um paralelo crítico com o pensamento que teria guiado o escritor russo, herdado sobretudo de Jean-Jacques Rousseau, filósofo em cuja obra se discute, de modo profundo, o conceito de homem natural ou bom selvagem. Este, sendo aquele que age conforme sua natureza, tem nos cossacos um de seus representantes. Depois, tentaremos igualmente estabelecer de que maneira a música tradicional russa (maior expressão artística desse homem natural), vista como um elemento da vivência do autor com os homens que descreve, inspirou Tolstói na elaboração de sua história. Chegaremos a isso por meio de um exame da própria obra e das músicas ali contidas simultaneamente ao exame do trabalho do Grupo Folclórico de Música Cossaca Bratina. Esta outra forma de prática/discurso artística(o), analisada(o) em conjunto com a literária, teria a função de, além de comparar diferentes tipos de expressão, identificando elementos de intertextualidade no âmbito de um esforço interdisciplinar, trazer à baila a face musical de Tolstói, provando igualmente que, de forma natural e orgânica, a música folclórica russa favoreceu e entremeou sua criação ao propiciar o entendimento dos aspectos mais relevantes de seu herói. A idéia é também desenvolver a tese de que tais fatores/caminhos teriam, em convergência, servido para constituir as bases do trabalho mencionado: um dos principais marcos da trajetória do autor russo e da literatura mundial.

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