Busca avançada
Ano de início
Entree

Sob o impacto da visibilidade: juventude, (homo)sexualidade e mudança social

Processo: 12/24254-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Regina Facchini
Beneficiário:Marcelo de Paula Pereira Perilo
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sexualidade   Homossexualidade   Mudança social   Adolescência   Estudos de gênero

Resumo

Este projeto parte de referencial teórico de estudos sócio-antropológicos em gênero e sexualidade em contexto urbano e tem por objetivo geral colaborar para a compreensão acerca de mudanças nas convenções sociais sobre gênero e sexualidade no Brasil contemporâneo tendo em vista transformações no lugar social da homossexualidade no país. Para tal, identifico adolescentes como um recorte empírico estratégico para a análise dos impactos de algumas transformações que se tornaram mais expressivas a partir da década de 1990 em grandes centros urbanos, a saber: 1) a crescente visibilidade da homossexualidade na esfera pública; 2) a proposição de políticas governamentais destinadas a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; 3) a ascensão e especificação de um mercado voltado a tal público; e 4) a ampliação de espaços para encontro e convivência, tanto em praças, parques e estabelecimentos comerciais, quanto em espaços de interação on line. A metodologia prevê uma pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica, onde realizarei trabalho de campo a partir de dois espaços de sociabilidade de adolescentes com condutas homo ou bissexuais na região central de São Paulo - o Largo do Arouche e a Rua Augusta. O contato com esses adolescentes favorecerá a análise sobre como novas gerações de jovens vêm experimentando a visibilização de condutas não-heterossexuais em público, a criação de espaços para encontro em distintas regiões na cidade, bem como uma crescente demanda por reconhecimento e direitos civis. Além da etnografia na cidade de São Paulo, identifico Barretos como município do interior do estado que pode oferecer um contraponto aos processos e mudanças verificados na capital.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERILO, Marcelo de Paula Pereira. Rolês, closes e xaxos : uma etnografia sobre juventude, (homo)sexualidades e cidades. 2017. 143 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.