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Medidas de desempenho para rodovias de pista simples no Brasil

Processo: 13/04267-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Operações de Transportes
Pesquisador responsável:Jose Reynaldo Anselmo Setti
Beneficiário:José Elievam Bessa Júnior
Supervisor no Exterior: Scott S. Washburn
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Florida, Gainesville (UF), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/01809-0 - Medidas de desempenho para avaliação da qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil, BP.DR

Resumo

Este projeto visa desenvolver uma parte da tese de doutorado do candidato, que tem como meta a obtenção de um método para avaliar a qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil. Para determinar o nível de serviço nessas estradas, o Highway Capacity Manual 2010 (HCM2010) propõe que sejam usadas a porcentagem de tempo viajando em pelotões (PTSF) e a velocidade média de viagem (ATS). A PTSF, no entanto, é impossível de ser obtida da observação direta do tráfego. Na literatura, encontram-se pesquisas que propõem medidas de desempenho partindo do princípio de que podem ser coletadas diretamente em campo. Com base nessa linha de pesquisa, pretende-se selecionar uma ou mais medidas de desempenho que sejam adequadas para determinar o nível de serviço no Brasil. Para isso, foi utilizado um conjunto de dados de tráfego coletados em rodovias brasileiras a fim de calibrar e validar o simulador CORSIM. Por meio de dados de tráfego sintéticos produzidos com o simulador, pretende-se desenvolver modelos que relacionem o fluxo de tráfego unidirecional com as medidas de desempenho a serem escolhidas neste projeto. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BESSA JR, JOSE ELIEVAM; SETTI, JOSE REYNALDO. Evaluating Measures of Effectiveness for Quality of Service Estimation on Two-Lane Rural Highways. JOURNAL OF TRANSPORTATION ENGINEERING PART A-SYSTEMS, v. 144, n. 9 SEP 2018. Citações Web of Science: 0.
BESSA, JR., JOSE ELIEVAM; SETTI, JOSE REYNALDO; WASHBURN, SCOTT S. Evaluation of Models to Estimate Percent Time Spent Following on Two-Lane Highways. JOURNAL OF TRANSPORTATION ENGINEERING PART A-SYSTEMS, v. 143, n. 5 MAY 2017. Citações Web of Science: 2.

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