Busca avançada
Ano de início
Entree

Vestígios das trocas entre Brasil e EUA no campo da Educação Matemática a partir das obras de Edward Lee Thorndike e John Dewey

Processo: 13/03523-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Rafaela Silva Rabelo
Supervisor no Exterior: David T. Hansen
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Columbia University in the City of New York, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/11361-1 - Edward lee thorndike, john dewey e a educação matemática em tempos de escola nova no brasil, BP.DR
Assunto(s):Formação de professores   História da educação

Resumo

O presente projeto de estágio no exterior é parte integrante prevista no projeto de pesquisa de doutorado intitulado "Edward Lee Thorndike, John Dewey e a Educação Matemática em Tempos de Escola Nova no Brasil". O estágio terá como instituição acolhedora o Teachers College/Columbia University na cidade de Nova Iorque. Tendo em vista o intercâmbio significativo de pessoas e ideias no campo da educação matemática entre Brasil e EUA e partindo do objeto de investigação da pesquisa de doutorado, o presente projeto propõe-se compreender as contribuições de Dewey e Thorndike à educação matemática e a circulação de suas ideias especificamente no Brasil, a partir das relações Brasil-EUA no âmbito da educação. Alguns conceitos serão fundamentais na análise dos resultados, inclusive no processo de coleta de dados. São eles os conceitos de circulação, apropriação, representação, prática e história conectada. Tais conceitos serão tratados a partir dos pressupostos da história cultural. Dentre os autores que compõem o aporte teórico estão Roger Chartier, Thomas Popkewitz, Serge Gruzinski e Pierre Bourdieu. Serão consideradas tanto fontes escritas quanto orais, entre as quais é possível destacar: arquivos de Dewey e Thorndike alocados no Teachers College; o acervo oral do Columbia Center for Oral History; biblioteca do Teachers College (Butler Library) e arquivos editoriais. O material compilado e digitalizado comporá um inventário de fontes em CD-Rom ao fim da pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAFAELA SILVA RABELO. John Dewey e os embates sobre a psicologia do número. Ciência e Educação, v. 24, n. 1, p. -, Jan. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.