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Responsabilidade social nas organizações: a formação do público interno

Processo: 13/01178-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Roseane Andrelo
Beneficiário:Renata Calonego
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/13678-5 - Responsabilidade social nas organizações: a formação do público interno, BE.EP.IC
Assunto(s):Relações públicas   Mídias sociais   Ambiente organizacional   Educação corporativa   Literacia digital   Sustentabilidade   Consumo sustentável
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Corporativa | Literacia Digital | Organização | Relações Públicas | Sustentabilidade | Formação do público interno

Resumo

O advento da internet e, consequentemente, das redes sociais, permitiu criar um ambiente de maior participação do consumidor e a proximidade deste com as organizações, tendo, por conseguinte, uma nova geração consumidora, constituída por indivíduos críticos e atentos ao consumo consciente. Assim, empresas são levadas a repensarem sua atuação diante de um cliente cada vez mais exigente e preocupado com questões sustentáveis. Frente a esse contexto, a adoção de ações voltadas à sustentabilidade, informação e educação, por meio de uma gestão socialmente responsável, torna-se fundamental para a consolidação da imagem institucional demandada atualmente. Desta maneira, o presente projeto questiona como gerar competências em literacia digital*1 para a formação de posturas socialmente responsáveis, com enfoque na sustentabilidade, com o público interno de organizações. Portanto, tem como principal objetivo criar parâmetros para programas corporativos de formação, com foco em sustentabilidade, utilizando mídias sociais e tecnologias móveis. A metodologia constará de três etapas: 1) levantamento bibliográfico sobre o papel formativo das relações públicas; responsabilidade social das organizações; educação corporativa; literacia digital e aprendizagem de análise e colaboração social; 2) análise de programas de educação corporativa voltados à formação do público interno para sustentabilidade, de duas organizações - uma brasileira e uma inglesa, e 3) elaboração de parâmetros que subsidiem a constituição de programas corporativos de formação. Palavras-chave: educação corporativa; literacia digital; organização; relações públicas; sustentabilidade.*1 O presente projeto compreende literacia digital em ambiente organizacional como o conhecimento e a utilização crítica de ferramentas de informática, aplicadas ao acesso, uso e produção de conteúdo focado em áreas-chave para organizações.

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