Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo fitoquímico de Aristolochia cordigera e síntese de lignanas com potencial antimalárico

Processo: 12/25405-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Lucia Maria Xavier Lopes
Beneficiário:Marcos Donizete Peliçon Pereira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Aristolochiaceae   Inseticidas   Malária

Resumo

Neste projeto de pesquisa será realizado o estudo fitoquímico de Aristolochia cordigera (Aristolochiaceae), visando o isolamento e a caracterização estrutural dos seus constituintes químicos. Os metabolitos secundários isolados serão encaminhados para bioensaios antiplasmódicos in vitro, empregando-se cepas de Plasmodium falciparum em ensaios de incorporação química de [3H]-hipoxantina e in vivo empregando-se P. berghei. A avaliação das atividades repelente e inseticida dos constituintes químicos também será realizada. Numa tentativa de obter lignanas antimaláricas, que ocorrem em espécie desta família, propõe-se ainda efetuar uma sequência de reações químicas visando à síntese de análogos de lignanas ariltetralônicas com potencial atividade antiplasmódica, imprescindível para compreender a relação estrutura atividade desses compostos e obtê-los em quantidade para realização de bioensaios de segurança farmacológica. As identificações e/ou caracterizações estruturais serão realizadas por métodos espectrométricos, incluindo RMN uni- (1H e 13C) e bidimensionais (COSY, HMQC, HSQC, HMBC, NOESY), espectroscopias de absorções na região do IV e do UV, espectrometria de massas, e por técnicas quirópticas (aD e curvas de DC).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Marcos Donizete Peliçon. Estudo fitoquímico de Aristolochia cordigera e síntese de lignanas com potencial antimalárico. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.