Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de dicas sociais provenientes de humanos em tarefas de escolha por cães, lobos e híbridos

Processo: 13/00576-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de setembro de 2013
Vigência (Término): 09 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Comparativa
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Isabela Zaine
Supervisor no Exterior: Clive D. L. Wynne
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Florida, Gainesville (UF), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/06288-0 - Sensibilidade a dicas sociais humanas e comportamentos emergentes em cães domésticos (canis familiaris), BP.DR
Assunto(s):Cães

Resumo

Estudos realizados com animais contribuem para a compreensão do comportamento humano. A espécie canina é de especial interessante para estudos comparativos com humanos devido à evidente sensibilidade desses animais às contingências de reforçamento arranjadas pelos humanos. Dentre as áreas mais investigadas se encontram as habilidades comunicativas entre cães e homem, havendo evidências de que a espécie canina responde sob controle de dicas sociais fornecidas por humanos. No entanto, há dados contrastantes sobre tendência em seguir ou não espontaneamente, isso é, sem treino prévio, certos tipos de dicas sociais por cães de diferentes idades. Também há evidências de que o desempenho de cães abrigados difere do de cães de estimação que vivem com seus donos, possivelmente devido a diferença de grau de interação desses animais com humanos. A maior parte dos estudos na área, no entanto, envolve exclusivamente cães de estimação. Por essa razão, é interessante estender tais estudos a cães em situação de abrigamento. Tanto a investigação do desempenho apresentado em diferentes idades em responder espontaneamente a dicas sociais, quanto a avaliação de tal desempenho em cães abrigados auxilia na compreensão do papel da aprendizagem e oportunidades de interação com o homem nesse desempenho. Assim, o presente projeto pretende investigar o desempenho de cães abrigados de diferentes idades em responder espontaneamente a diferentes tipos de dicas sociais emitidas por humanos em tarefas de escolha entre dois estímulos. Comparações entre o desempenho de sujeitos de um mesmo grupo ou de grupos diferentes serão realizadas avaliando-se o número de acertos e pela realização de testes estatísticos apropriados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAINE, ISABELA; DOMENICONI, CAMILA; WYNNE, CLIVE D. L. The ontogeny of human point following in dogs: When younger dogs outperform older. Behavioural Processes, v. 119, p. 76-85, OCT 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.