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Estudos de validação e normatização do rorschach performance assessment system, r-pas, para crianças brasileiras

Processo: 12/24022-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Latife Yazigi
Beneficiário:Ana Cristina Resende
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Validação   Normatização   Adolescentes   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | crianças | Developmental Index | normatização | R-Pas | validação | Avaliação Psicológica

Resumo

O Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) foi formalmente desenvolvido em 2011, nos Estados Unidos, a partir de um corpo de pesquisas empíricas recentes visando sanar algumas limitações apontadas no Sistema Compreensivo do Rorschach. O objetivo geral consiste em desenvolver parâmetros científicos de validade e normatização para o uso do R-PAS no Brasil. Mais especificamente objetiva-se: (a) organizar tabelas normativas do R-PAS para criancas e adolescentes; (b) verificar como as novas instruções de administração propostas pelo R-PAS repercutem na produtividade de respostas e nos índices no Rorschach de crianças; (c) proceder a análise de validade do Developmental Index (DI) do R-PAS. Participarão do estudo 400 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos do estado de Goiás. Os instrumentos utilizados serão: Formulário de Caracterização dos Participantes; o Teste Matrizes Progressivas Raven e o Rorschach no sistema R-PAS. Os instrumentos serao aplicados por uma equipe de pesquisadoras composta pela pós-doutoranda, candidata à bolsa, e por suas orientandas (uma doutoranda, uma mestranda e cinco bolsistas de iniciação científca). Os principais procedimentos para análise de dados serão: a análise das diferenças entre os examinadores por meio da ANOVA; a avaliação da confiabilidade entre os avaliadores por meio do Kappa de Cohen; estudos de validade convergente-discriminante por meio de estatística correlacional; construção de tabelas, por faixa etária, mediante estatísticas descritivas das variáveis dos instrumentos (média, desvio padrão, percentis, mediana, moda, valores mínimos e máximos); estudos de comparação entre médias de dados coletados mediante o R-PAS e por meio do Rorschach SC (disponíveis em bancos de dados). A pesquisa prevê a formação de pesquisadores colaboradores e está prevista para ser concluída em dois anos. Os seus resultados deverão ser publicados em revistas indexadas e disseminandos em eventos científicos nacionais e internacionais.

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