Busca avançada
Ano de início
Entree

Desafios de computação científica para hemodinâmica macroscópica e microscópica

Processo: 12/23383-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Gustavo Carlos Buscaglia
Beneficiário:Fernando Mut
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Gerador de malhas   Membrana celular   Hemodinâmica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aneurismas | Elementos Finitos | geração de malhas | Hemodinâmica | membrana celular | Hemodinamica computacional

Resumo

A computação científica em hemodinâmica tem evoluído bastante nos últimos anos. No nível macroscópico, imagens médicas de alta resolução permitem hoje a reconstrução de aneurismas cerebrais de pacientes individuais, de estruturas arteriais completas, de detalhes internos de rins, pulmões, etc., o que viabiliza a simulação fluidodinâmica personalizada para diagnóstico e prognose. No nível microscópico, experimentos e simulações na escala de uma única célula permitem a quantificação de transições de forma de hemácias humanas e a otimização de dispositivos para encapsulamento e distribuição de drogas no organismo.Esse projeto se ocupa de três problemas mutuamente complementares com o objetivo de avançar o estado da arte da medicina assistida por computação científica na área da hemodinâmica.Primeiramente, se propõe desenvolver condições automáticas de contorno que sejam adequadas para modelos personalizados de redes arteriais cerebrais. Os métodos existentes são baseados em regras muito gerais e levam muitas vezes a escoamentos fora da escala fisiológica. Como segundo ponto, já indo à escala mais localizada de um aneurisma, pretendemos estudar as condições fluidodinâmicas interiores e estabelecer correlações com a oclusão rápida após tratamento com dispositivos de desvio de fluxo. Atualmente não é possível prever objetivamente a efetividade a longo prazo desses dispositivos. Como terceiro ponto e indo já à escala celular, iremos estender as capacidades de simulação de hemácias individuais, em particular aprimorando a capacidade de modelação da membrana celular fosfo-lipídica. Essas capacidades permitirão o entendimento fundamental dos fenômenos de deformação e adesão de hemácias e outros constituintes do sangue.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUT, FERNANDO; RASCHI, MARCELO; SCRIVANO, ESTEBAN; BLEISE, CARLOS; CHUDYK, JORGE; CERATTO, ROSANA; LYLYK, PEDRO; CEBRAL, JUAN R.. Association between hemodynamic conditions and occlusion times after flow diversion in cerebral aneurysms. JOURNAL OF NEUROINTERVENTIONAL SURGERY, v. 7, n. 4, p. 286-290, . (12/23383-0)
RODRIGUES, DIEGO S.; AUSAS, ROBERTO F.; MUT, FERNANDO; BUSCAGLIA, GUSTAVO C.. A semi-implicit finite element method for viscous lipid membranes. Journal of Computational Physics, v. 298, p. 565-584, . (12/14481-8, 12/23383-0, 14/19249-1, 11/01800-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.