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Articulação sintática de orações do ponto de vista interdiscursivo: uma proposta para seu estudo e ensino

Processo: 12/22189-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Antonio Suarez Abreu
Beneficiário:Ana Carolina Sperança Criscuolo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Linguística cognitiva   Gramática   Sintaxe

Resumo

Neste projeto, propõe-se uma discussão acerca do ensino de gramática a partir de uma abordagem interdiscursiva da língua. Nos últimos anos, especialmente a partir da década de 80, muito se tem questionado sobre a necessidade ou não de se ensinar gramática. Ao contrário de uma abordagem pautada apenas na organização formal da língua, as propostas curriculares (BRASIL, 1997, 1998, 2000, 2006) orientam para seu ensino contextualizado, a partir de textos autênticos. Contudo, diversos materiais, tais como gramáticas pedagógicas e livros didáticos que servem de apoio aos professores, embora utilizem textos diversos para a exemplificação dos fenômenos gramaticais, ainda fazem uma abordagem tradicional desses fenômenos. Apesar de muito se discutir sobre "o quê" fazer, nota-se uma grande necessidade de trabalhos que indiquem, de maneira mais concreta, o "como" fazer. Com base no referencial teórico da Linguística Cognitiva (FAUCONNIER, 1994, 1997; FAUCONNIER; TURNER, 2002; BYBEE, 2010, entre outros), pretende-se descrever e analisar aspectos da articulação sintática de orações, que depende não somente de fatores linguísticos mas também de como o Falante conceptualiza a gramática e faz uso das expressões linguísticas. O objetivo principal nesta pesquisa é desenvolver uma sequência de atividades - uma "sequência didática" (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004) - para o ensino deste tópico gramatical, focada nos interesses comunicativos/interdiscursivos do Falante. Acredita-se que os princípios subjacentes a tal sequência didática possam servir de base também para o ensino de outros tópicos gramaticais, contribuindo para um ensino mais concreto e significativo da gramática, em geral.

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