Busca avançada
Ano de início
Entree

O livro em tela: estudo sobre a experiência de leitura no computador

Processo: 12/19586-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Iray Carone
Beneficiário:Luciana Dadico
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/24548-5 - O livro em tela: estudo sobre a experiência de leitura no computador, BE.EP.PD
Assunto(s):Teoria crítica   Livros   Leitura   Computadores   Formação do indivíduo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:computador | Experiência estética | Formação | Leitura | livro | Teoria Crítica | Formação do indivíduo e meios de comunicação

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é investigar o modo como livros são lidos em um computador. Os meios digitais vêm ganhando espaço como suporte para a leitura no Brasil: computadores já estão presentes em 34,7% dos domicílios, e são utilizados como meio para leitura por 9% de nossos leitores. Dada a importância da leitura do livro, e da experiência estética que o livro literário oferece, para a formação do indivíduo, buscamos saber quais as características da leitura do livro na tela, suas qualidades perceptivas e efeitos do computador sobre a experiência de ler. A pesquisa envolverá uma análise fisiognômica do computador enquanto meio para a leitura, inspirada no método desenvolvido por Theodor Adorno para o estudo da escuta musical por meio do rádio, bem como a realização de entrevistas com leitores, jovens e adultos. Serão entrevistados quatro leitores voluntários, pertencentes a diferentes gerações (em relação ao uso de meios digitais), que discorrerão acerca de suas experiências de leitura e escolherão um livro para ler no computador, o qual será discutido em uma segunda entrevista. As entrevistas, semi-abertas, serão gravadas e analisadas a partir de categorias elaboradas para a análise do material produzido. Esperamos assim contribuir para uma melhor compreensão dos modos como se lê atualmente, no Brasil em particular, e de como a experiência literária mediada pelo computador tenderá a participar do processo formativo e educacional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)