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Práticas educativas parentais e comportamentos infantis: análise a partir de dois ambientes.

Processo: 13/00733-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Vanessa Cristina Machado Marim
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/11776-4 - Práticas educativas parentais e comportamentos infantis: análise a partir de dois ambientes, AP.R
Assunto(s):Habilidades sociais   Distúrbios do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:habilidades sociais | práticas parentais | Problemas de comportamento | Problema de Comportamento

Resumo

Muitos estudos apontam que problemas de comportamento e habilidades sociais educativas parentais são variáveis que estão diretamente relacionadas. O manejo inefetivo dos pais pode levar a sérios problemas de comportamento, promovendo falhas no desenvolvimento de comportamentos sociais positivos e comunicativos da criança. Famílias que estimulam comportamentos socialmente habilidosos por meio de disciplina consistente, interação positiva e supervisão das atividades das crianças, parecem favorecer o desenvolvimento social e cognitivo de seus filhos. Para uma efetiva intervenção é recomendado caracterizar o repertório de mães e das crianças de diferentes idades, a fim de permitir a elaboração de estratégias mais condizentes com a população atendida. Nesse contexto o estudo das habilidades sociais educativas parentais se reveste de importância por promoverem o desenvolvimento e a aprendizagem dos filhos nas situações de interação. O campo teórico-prático do Treinamento de Habilidades Sociais e o referencial da Análise do Comportamento podem fundamentar tais estudos. Objetiva-se, neste estudo, estudar práticas parentais (positivas e negativas), comportamentos dos filhos (habilidades sociais e problemas de comportamento) e variáveis contextuais, considerando o diagnóstico ou não de problemas de comportamento em um ou dois ambientes (família e escola) e o sexo da criança. Serão participantes em torno de 200 mães/cuidadoras de crianças pré-escolares e do ensino fundamental e as professoras das crianças, a partir de três instrumentos: a) Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P); b) Child Behavior Checklist" (CBCL); Teachers Report Form (TRF). Os dados serão tratados por análises uni e multivariadas na comparação de diferentes grupos. Palavras chaves: desenvolvimento, habilidades sociais, habilidades sociais educativas parentais, prevenção de problemas de comportamento.

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