Busca avançada
Ano de início
Entree

Farmacocinética Pré-Clínica, Estudo da relação PK/PD e Avaliação Preliminar de Segurança Hepática e Renal de Derivado Ftalimídico em ratos.

Processo: 11/23007-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 17 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Rosangela Gonçalves Peccinini
Beneficiário:Michel Leandro de Campos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/01724-5 - Elucidação estrutural de metabólitos de LAPDESF-SCD03 por espectrometria de massas de alta resolução, BE.EP.DR
Assunto(s):Anemia falciforme   Farmacodinâmica   Farmacocinética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anemia falciforme | derivado ftalimídico | farmacocinética | farmacodinâmica | Farmacocinética Pré-Clínica

Resumo

A anemia falciforme é o distúrbio monogênico mais comum e severo pelo mundo. É caracterizada por episódios de invalidez aguda e danos progressivos nos órgãos. Resulta de uma única mutação na posição 6 da cadeia ², com glutamato na hemoglobina para valina na hemoglobina S. Com o objetivo de tratar os sintomas dessa doença, o derivado ftalimídico LAPDESF-SCD03 foi planejado para ter atividade doadora de óxido nítrico e atividade anti-inflamatória, que foi demonstrada em estudos publicados.Mediante isso, é proposta neste projeto a realização da avaliação farmacocinética pré-clínica, relação farmacocinética/farmacodinâmica e da avaliação preliminar de segurança hepática e renal. Será desenvolvido e validado um método analítico e um bioanalítico para quantificação do fármaco no estudos propostos.A farmacocinética será avaliada em ratos Wistar pelas vias oral e intravenosa. Esse ensaio permitirá o calculo dos parâmetros farmacocinético, inclusive a biodisponibilidade oral. Esses parâmetros farmacocinéticos são importantes para o cálculo de regimes posológicos em futuros estudos, para conhecer o movimento do fármaco no organismo. O ensaio de farmacodinâmica permitirá determinar ação do fármaco in vivo e sua relação com as concentrações plasmáticas observadas. Já o ensaio preliminar de segurança visa avaliar se os fármacos levam a alterações hepáticas ou renais que prejudiquem a continuidade de seu desenvolvimento, que mereçam avaliação imediata mais detalhada ou que permitam a continuidade dos estudos com essas novas moléculas. Todos esses ensaios constituem informações pré-clínicas importantes no desenvolvimento do novo fármaco, que serão parte das justificativas na ocasião de um protocolo clínico de pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMPOS, MICHEL LEANDRO; OLIVEIRA, ISABELA JUNQUEIRA; DAVANCO, MARCELO GOMES; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO; PECCININI, ROSANGELA GONCALVES. UHPLC Quantitation Method and In vitro Studies of Two New Phthalimide Derivatives Planned to Treat Sickle Cell Disease. CURRENT PHARMACEUTICAL ANALYSIS, v. 13, n. 4, p. 361-366, . (11/23007-5, 14/01724-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, Michel Leandro de. Farmacocinética e farmacodinâmica de derivado ftalimídico planejado para o tratamento da anemia falciforme. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.