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Leituras do trágico sob a perspectiva do romance realista: um estudo sobre "madame bovary" e "anna kariênina"

Processo: 12/22089-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 23 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Wilma Patricia Marzari Dinardo Maas
Beneficiário:Rafhael Borgato
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Romance   Trágico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anna Kariênina | Flaubert | Madame Bovary | Romance | Tolstoi | trágico | Teorias da narrativa

Resumo

Este projeto de doutorado tem como objetivo estudar a manifestação do trágico no romance do período literário do século XIX conhecido genericamente como Realismo. O objeto de estudo específico são os romances Madame Bovary e Anna Kariênina, de Flaubert e Tolstói, respectivamente. Tal escolha sustenta-se tanto no fato de que ambos os romances são produtos exemplares do chamado Realismo, quanto pelo fato de terem em comum o tema do adultério feminino, o qual, como pretendemos demonstrar em nosso estudo, estrutura a forma trágica desses romances. Essa forma trágica, como demonstraremos, é organizada em torno do conflito individual e do debate ético em relação ao sistema social. Tais leituras sobre o trágico partem de duas interpretações distintas do que é tragédia: a dos filósofos idealistas alemães pós-kantianos, tomada aqui sob a perspectiva da filosofia de Schelling, que destaca o elemento individual, a afirmação da liberdade humana e, por outro lado, a dos estudos estruturalistas da Tragédia Grega (empreendidos especialmente por Vernant e Vidal-Naquet, além de Charles Segal). Assim, pretendemos realizar uma leitura do gênero romance como forma trágica (atendo-nos ao recorte específico que analisaremos, ou seja, o romance realista novecentista, que constitui uma forma madura do romance burguês), a partir da interpretação de sua forma e de seu conteúdo, buscando apoio para essa interpretação em dois tipos de leitura relevantes para a compreensão do conceito de trágico.

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