Busca avançada
Ano de início
Entree

DO CONGRESSO AGRÍCOLA, COMERCIAL E INDUSTRIAL ÀS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS: discursos e propostas sobre educação e formação profissional das elites produtoras mineiras (1896-1906)

Processo: 11/12391-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 03 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marta Maria Chagas de Carvalho
Beneficiário:Carolina Mostaro Neves da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/13576-8 - As elites produtoras de Minas Gerais e o debate sobre educação na passagem do Século XIX para o XX, BE.EP.DR
Assunto(s):História da educação   Ensino profissional e técnico   Elite

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe uma investigação sobre os discursos e propostas relativos à educação e à formação profissional, elaborados e veiculados pelas elites produtoras mineiras, na passagem do século XIX para o XX, estabelecendo suas articulações com o diagnóstico econômico e as propostas para o progresso de Minas Gerais e do Brasil. Para tanto, o Congresso Agrícola, Comercial e Industrial de 1903 será tomado como um núcleo a partir do qual a investigação pode e deve se expandir. Seria este o cenário da enunciação de um discurso (ou de discursos) sobre a educação e sobre a escolarização dos saberes profissionais, que provavelmente aparecem em outros espaços de associação e formação dessas elites mineiras, tais como as entidades associativas e a imprensa. Em 1896, surgiu a Associação Comercial de Juiz de Fora; em 1901, a Associação Comercial Mineira (em Belo Horizonte); em 1903, a Associação Comercial de São João Del Rei. Associações que, apesar da denominação, congregavam, além de comerciantes, agricultores e industriais. No Congresso Agrícola, Comercial e Industrial é possível identificar discursos sobre educação e formação profissional, articulados ao diagnóstico sobre a situação econômica e às propostas para o progresso do estado e do país, a partir dos quais a pesquisa pode ser direcionada a outros espaços de associação. A este propósito será investigada a documentação das Associações Comerciais até o ano de 1906, quando João Pinheiro assume a presidência do estado e dá início à implantação de diversas políticas públicas, inclusive para o ensino profissional, com base nas conclusões do Congresso de 1903.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)