Bolsa 12/08883-6 - Spirulina platensis, Biomassa microbiana - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Reutilização de meios do cultivo de Arthrospira (Spirulina) platensis tratados com carvão ativado em pó e diferentes agentes coagulantes.

Processo: 12/08883-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:João Carlos Monteiro de Carvalho
Beneficiário:Lauris Del Carmen Mejia da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Spirulina platensis   Biomassa microbiana   Efluentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agentes coagulantes | Biomassa microbiana | Carvão ativado em pó | Efluente | reuso de meio de cultivo | Spirulina platensis | Biomassa microbiana

Resumo

A cianobactéria Arthrospira (Spirulina) platensis, é uns dos microrganismos fotossintetizantes mais estudados e cultivados, e tem sido cultivada para a produção de biomassa, com elevado conteúdo de proteínas, vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais, ácidos graxos poli-insaturados e pigmentos, com potencial uso como complemento alimentar para humanos, bem como em alimentação de animais. Consequentemente, são feitos vários estudos que procuram melhorar a produção dos cultivos utilizando diferentes fontes de carbono e nitrogênio, bem como condições ambientais, tais como intensidade luminosa, pH e temperatura. Apesar disso, não foram encontrados trabalhos descritos na literatura que avaliem a possibilidade de reuso de meio no cultivo de Arthrospira, que, além de reduzir os custos com nutrientes, contempla o aspecto ambiental, evitando salinização do solo e eutrofização de corpos hídricos. Este projeto visa ao estudo da reutilização de meios do cultivo de Arthrospira (Spirulina) platensis tratados com carvão ativado em pó e diferentes agentes coagulantes. Os efluentes serão obtidos dos cultivos de A. platensis com nitrato de sódio como fonte de nitrogênio, em processo descontínuo, em minitanques. Os efluentes passarão por tratamentos físico-químicos com diferentes concentrações de carvão ativado em pó e cloreto férrico ou sulfato férrico para serem reaproveitados em cultivos desse microrganismo. Utilizar-se-á planejamento experimental por blocos aleatorizados, sendo a eficiência dos tratamentos dos meios avaliada por análise de variância multivariada, tendo como variáveis dependentes os parâmetros da caracterização dos efluentes, bem como parâmetros cinéticos de crescimento e composição da A. platensis nos meios tratados. Palavras-chaves: Arthrospira (Spirulina) platensis, biomassa microbiana, meio de cultivo, efluentes, carvão ativado em pó, agentes coagulantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEJIA-DA-SILVA, LAURIS DEL CARMEN; MATSUDO, MARCELO CHUEI; MOROCHO-JACOME, ANA LUCIA; MONTEIRO DE CARVALHO, JOAO CARLOS. Application of Physicochemical Treatment Allows Reutilization of Arthrospira platensis Exhausted Medium An Investigation of Reusing Medium in Arthrospira platensis Cultivation. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 186, n. 1, p. 40-53, . (12/08883-6, 11/52028-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Lauris Del Carmen Mejia da. Reutilização de meios do cultivo de Arthrospira (Spirulina) platensis tratados com carvão ativado em pó e diferentes agentes coagulantes. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.