Bolsa 12/19575-0 - Educação continuada, Formação de professores - BV FAPESP
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O processo formativo no Programa Ler e Escrever: uma análise da rede de formações proposta pelo estado de São Paulo

Processo: 12/19575-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Elvira Cristina Martins Tassoni
Beneficiário:Camila dos Santos Almeida
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação continuada | formação de professores | Programa Ler e Escrever | qualidade de ensino | Formação de Professores

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar o processo de formação proposto no Programa Ler e Escrever do estado de São Paulo. O Programa compõe uma política da Secretaria de Educação de São Paulo implantado em 2008, abrangendo diferentes frentes de atuação: formação de professores, acompanhamento do trabalho realizado, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos. Para a formação pedagógica, o Programa tem como proposta uma formação envolvendo três âmbitos: na CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas), nas Diretorias de Ensino de cada região e nas escolas. Na CENP forma-se um grupo que irá multiplicar tal formação nas diferentes Diretorias de Ensino - as pessoas que participam desse grupo são chamadas de formadores. A formação no âmbito das Diretorias de Ensino envolve os formadores e profissionais de diferentes escolas - chamados de professores-coordenadores (PC). A formação no âmbito da escola é realizada pelos professores-coordenadores (PC) junto aos docentes de cada unidade escolar. Para a construção do material empírico, numa abordagem qualitativa, serão realizadas entrevistas semi- estruturadas com um agente de cada âmbito do programa: um formador da diretoria de ensino e um PC de uma escola da rede estadual de Jacareí (SP). Ainda contará com observação dos horários de trabalho coletivo e questionário envolvendo os professores da escola do PC entrevistado.

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