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Estudantes com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos: interfaces do processo de escolarização

Processo: 12/18078-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
Beneficiário:Mariele Angélica de Souza Freitas
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação de jovens e adultos   Educação especial   Escolarização   Deficiência intelectual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia intelectual | Educação de Jovens e Adultos | Escolarização | Educação Especial

Resumo

Tema pouco discutido no âmbito da Educação Especial, a inclusão de alunos com deficiência intelectual nas salas da rede regular de ensino, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), reforça os princípios da constituição de uma sociedade inclusiva, na qual, expressa a igualdade de direitos e oportunidades sociais e educacionais. O presente estudo tem como objetivo geral compreender o processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual que frequentam a EJA. Os objetivos específicos consistem em: a) analisar os documentos oficiais que contemplam a EJA, no que tange os pressupostos da educação inclusiva; b) identificar as condições de trabalho do professor da EJA junto aos alunos com deficiência intelectual; c) conhecer o processo de ensino junto ao aluno com deficiência intelectual na de jovens e adultos, e d) identificar o significado atribuído à EJA pelos alunos com deficiência intelectual e seus responsáveis. O referido estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com características de estudo de caso. A pesquisa será realizada em uma sala de EJA de uma escola municipal situada no interior do Estado de São Paulo; participarão deste estudo dois alunos com deficiência intelectual na modalidade da EJA, de caráter de ensino fundamental e regular (período noturno), seus pais ou responsáveis, e o professor responsável pela sala da EJA. O levantamento de dados empíricos se dará por meio de pesquisa documental, da entrevista semiestruturada com todos os participantes; da observação livre, e o diário de campo. Com vistas a contemplar todos os aspectos do fenômeno estudado, utilizaremos a técnica da triangulação de dados, visando encontrar possíveis divergências entre as três percepções estudadas. Espera-se contribuir com a ampliação do debate acerca da escolarização de alunos com deficiência intelectual na EJA. (AU)

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