Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da maturidade pulmonar de cabritos nascidos a termo e prematuros pela análise citológica, teste de Clements e contagem de corpos lamelares do líquido amniótico de cabras

Processo: 12/21967-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Francisco Leydson Formiga Feitosa
Beneficiário:Gabriel Isola Braga
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Recém-nascido prematuro   Caprinos   Neonatologia   Líquido amniótico

Resumo

Avaliar-se-ão os perfis clínico-laboratoriais de cabritos nascidos a termos e prematuros. Serão utilizados 24 cabritos, sendo oito nascidos a termo, com 145 dias de vida, e 16 cabritos nascidos com aproximadamente 138 dias de vida, por meio de cesarianas. Os mesmos serão submetidos à avaliação física ao longo de 48 horas pós-nascimento, no que tange a vitalidade, coloração de mucosas, temperatura retal, frequência cardíaca e as características respiratórias (frequência e padrão respiratório). O líquido amniótico será obtido de todas as cabras, por aspiração, e as amostras serão avaliadas por citologia, teste de Clements e contagem de corpos lamenares. Serão colhidas amostras sanguíneas de cabritos ao nascimento, aos 15 e 60 minutos, bem como às 24 e às 48 horas, visando a determinação do volume globular (VG), da hemoglobina (Hb), como também das variáveis hemogasométricas e dos níveis de cortisol, glicose e lactato séricos. Observar-se-á, concomitantemente, o padrão radiológico pulmonar de cabritos nascidos a termo e prematuros, oriundos de cabras submetidas ou não à corticoidoterapia dois dias antes da data prevista para a parição.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
F.L.F. FEITOSA; G.I. BRAGA; L.C.N. MENDES; J.F. ALCINDO; N.C. SOUZA; F. BOVINO; T.A. TREIN; J.T. TREVIZAN; R.S. BAPTISTA. Avaliação da maturidade pulmonar de cabritos nascidos a termo e prematuros. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 72, n. 4, p. 1313-1320, . (12/21967-4)
BRAGA, GABRIEL ISOLA; ALCINDO, JEFFERSON FILGUEIRA; NARCISO, LUIS GUSTAVO; BOVINO, FERNANDA; TREIN, THOMAS ALEXANDER; TREVIZAN, JULIANE TERAMACHI; FERRAZ, MURILO CATELANI; FORMIGA FEITOSA, FRANCISCO LEYDSON. Avaliação clínica e laboratorial de cabritos prematuros com e sem corticoterapia antenatal. Ciência Rural, v. 52, n. 7, . (12/21967-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRAGA, Gabriel Isola. Avaliação da maturidade pulmonar de cabritos nascidos a termo e prematuros pela análise citológica, teste de clements e contagem de corpos lamelares do líquido amniótico. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária. Araçatuba Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.