Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da hidrólise ácida e enzimática da polpa de sisal

Processo: 12/21576-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Elisabete Frollini
Beneficiário:Joice Jaqueline Kaschuk
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Celulose   Sisal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:celulose | sisal | Polímeros

Resumo

O presente projeto visa realizar a despolimerização da celulose, extraída do sisal, via hidrólises ácida e enzimática, o que deve resultar em açúcares fermentescíveis que são necessários para a produção do etanol, também chamado de bioetanol ou etanol celulósico, a fim de diferenciar do que pode ser obtido via rota petroquímica. A polpa celulósica de partida será proveniente das fibras de sisal, tendo sido a mesma escolhida devido ao curto ciclo de crescimento da planta, pelo alto teor de celulose da fibra de sisal, assim como pelo fato de o Brasil ser o maior produtor mundial desta fibra. A polpa celulósica de sisal será submetida a mercerização (tratamento com solução alcalina aquosa), via ultrassom, visando principalmente um aumento na área de superfície da polpa, diminuição da cristalinidade, e a eliminação de hemiceluloses, parâmetros estes que têm influência na próxima etapa (hidrólise). As polpas tratadas e não tratadas serão caracterizadas quanto ao teor de alfa celulose, massa molar média, distribuição de tamanho de fibras e cristalinidade. As polpas celulósicas tratadas serão submetidas a hidrólises ácidas em ácido sulfúrico em concentrações variadas, em um reator exclusivo para o processo, sob uma temperatura de 100ºC. Esta temperatura foi selecionada a partir de estudos anteriores. As hidrólises enzimáticas serão realizadas utilizando um complexo enzimático comercial e um complexo enzimático obtido através do crescimento de fungos marinhos e terrestres, nos meios de cultura com extrato de malte 2%, água do mar artificial. A polpa celulósica será adicionada a um sistema tampão de citrato, a um pH de aproximadamente 5, inicialmente com variação de aproximadamente 0,1, 0,3 e 0,5 mL de complexo enzimático para cada grama de polpa. Dependendo dos resultados iniciais, outras razões complexo enzimático/polpa poderão ser usados. Alíquotas serão retiradas em determinados intervalos de tempo, tanto na hidrólise ácida como nas enzimáticas, sendo a polpa não reagida separada do licor. A polpa não reagida será caracterizada quanto a massa molar média, distribuição de tamanho de fibras e cristalinidade, a fim de avaliar como estes parâmetros se modificam durante o curso das reações. Os licores serão caracterizados quanto ao teor de açúcares e produtos de decomposição. Os resultados que serão obtidos permitirão agregar conhecimento sobre o comportamento desta polpa sob condições de hidrólise ácida e enzimática, assim como será possível comparar a eficiência dos diferentes processos de hidrólise entre si. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KASCHUK, JOICE JAQUELINE; LACERDA, TALITA MARTINS; FROLLINI, ELISABETE. Investigating effects of high cellulase concentration on the enzymatic hydrolysis of the sisal cellulosic pulp. International Journal of Biological Macromolecules, v. 138, p. 919-926, . (12/00116-6, 12/21576-5)
KASCHUK, JOICE JAQUELINE; SANTOS, DARLISSON DE ALEXANDRIA; FROLLINI, ELISABETE; CANDURI, FERNANDA; MELEIRO PORTO, ANDRE LUIZ. Influence of pH, temperature, and sisal pulp on the production of cellulases from Aspergillus sp. CBMAI 1198 and hydrolysis of cellulosic materials with different hemicelluloses content, crystallinity, and average molar mass. BIOMASS CONVERSION AND BIOREFINERY, v. 10, n. 2, p. 483-494, . (12/00116-6, 12/21576-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KASCHUK, Joice Jaqueline. Hidrólise enzimática da polpa celulósica de sisal. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.