Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da estratégia de descarregamento e inclusão dietética de silagem de milho no valor nutritivo de rações completas para vacas em lactação

Processo: 12/23061-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Luiz Gustavo Nussio
Beneficiário:Maximiliano Henrique de Oliveira Pasetti
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação de forragem   Silagem   Alimentos volumosos   Desempenho animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:densidade | descarregamento do silo | desempenho animal | relação forragem:concentrado | silos horizontais | Volumoso Conservado | Qualidade e Conservação de Forragens

Resumo

A variabilidade e o número das espécies microbianas presentes na planta são variáveis em função de fatores inerentes à espécie e às condições ambientais. A massa microbiana, compreendendo diversidade de espécies e número de unidades formadoras de colônias, no momento da ensilagem, determina o curso do processo fermentativo, bem como a efetividade de aditivos. Neste contexto, o presente projeto propõe caracterizar a população microbiana específica bem como o efeito da mesma na presença de um aditivo microbiano e relaciona-las com o perfil fermentativo em silagens de cana-de-açúcar. No primeiro experimento identificar-se-á o perfil microbiano nas variedades IAC91-2195 e IACSP93-6006, in natura, na ensilagem e aos 90 dias de armazenamento, nos tratamentos controle com a adição de L.buchneri, sendo estas, as variedades disponíveis que apresentaram melhores características para serem usadas como forragem. O DNA total será extraído e amplificado com os oligonucleotídeos iniciadores da região V1-V3 do gene 16S ribossomal RNA (rRNA) para bactérias e regiões ITS4 e ITS5 para fungos. O sequenciamento será realizado utilizando a tecnologia de sequenciamento de nova geração por meio do equipamento MiSeq (Illumina - San Diego, EUA). O delineamento experimental será inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2, e as médias comparadas pelo teste de Tukey (0,05). Especificamente para as bibliotecas de DNA será utilizado teste de similaridade e os produtos da reação de amplificação (amplicons) serão separados por meio de eletroforese em gel de agarose 1%. O segundo experimento constitui da quantificação de L.buchneri nas variedades de cana-de-açúcar in natura e nas silagens, nos tempos 15, 30, 60, 75 e 90 dias de armazenamento, sendo que as amostras serão submetidas a q-PCR real time. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com arranjo fatorial 2x2x5, e as médias serão analisadas pelo teste de Tukey (0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MURARO, GISELE BONATO; DE ALMEIDA CARVALHO-ESTRADA, PAULA; DE OLIVEIRA PASETTI, MAXIMILIANO HENRIQUE; SANTOS, MATEUS CASTILHO; NUSSIO, LUIZ GUSTAVO. Bacterial dynamics of sugarcane silage in the tropics. ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY, v. 23, n. 10, SI, p. 5979-5991, . (12/23061-2)
MURARO, GISELE BONATO; DE ALMEIDA CARVALHO-ESTRADA, PAULA; DE OLIVEIRA PASETTI, MAXIMILIANO HENRIQUE; SANTOS, MATEUS CASTILHO; NUSSIO, LUIZ GUSTAVO. Bacterial dynamics of sugarcane silage in the tropics. ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY, . (12/23061-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASETTI, Maximiliano Henrique de Oliveira. Efeitos da estratégia de descarregamento e inclusão dietética de silagem de milho no valor nutritivo de rações completas para vacas em lactação. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.