Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade antitumoral e de parâmetros toxicológicos da cisplatina funcionalizada a nanopartículas de vanadato de ítrio

Processo: 12/24427-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Denise Crispim Tavares Barbosa
Beneficiário:Natália Helen Ferreira
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Cisplatino   Nanopartículas   Ensaio cometa

Resumo

Nas últimas décadas, o câncer ganhou uma maior dimensão, tornando-se um evidente problema de saúde pública mundial. A Organização Mundial de Saúde estima que, no ano 2030, podem ser esperados 27 milhões de casos de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer no mundo. Atualmente, os mecanismos de contra-ataque são compartilhados por células normais e tumorais. A cisplatina é uma potente droga antineoplásica largamente utilizada para o tratamento do câncer, tanto em adultos quanto em crianças, incluindo o tratamento de câncer de pulmão, gastrointestinal e genito-urinário. Contudo, muitas vezes é necessária a interrupção no tratamento com esse fármaco devido às reações adversas que este pode causar, como por exemplo, a toxicidade sistêmica. Essa toxicidade compreende principalmente a nefrotoxicidade e neurotoxicidade, além da resistência adquirida à droga após determinado tempo de administração. A associação com sistemas carreadores de fármacos é uma alternativa para direcionar o fármaco até o seu sítio de ação, diminuindo a distribuição dessas moléculas ativas no organismo e consequente diminuição da toxicidade sistêmica. Os nanomateriais, por sua pequena dimensão (<100 nm), podem ter uma permeabilidade maior por meio da pele, mucosas e membranas celulares. Devido à crescente da indústria de nanomateriais apresentando aplicações em diversas áreas, inclusive a médica, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência antitumoral da cisplatina funcionalizada a nanopartículas de vanadato de ítrio em melanomas induzidos em camundongos C57BL/6, e parâmetros toxicológicos em tecidos normais como rim, cérebro e fígado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, NATALIA HELEN; FURTADO, RICARDO ANDRADE; RIBEIRO, ARTHUR BARCELOS; DE OLIVEIRA, POLLYANNA FRANCIELLI; OZELIN, SAULO DUARTE; RIBEIRO DE SOUZA, LARISSA DANIELA; NETO, FRANCISCO RINALDI; MIURA, BARBARA AYUMI; MAGALHAES, GEORGIA MODE; NASSAR, EDUARDO JOSE; et al. Europium(III)-doped yttrium vanadate nanoparticles reduce the toxicity of cisplatin. Journal of Inorganic Biochemistry, v. 182, p. 9-17, . (12/24427-0, 13/13903-9)
MIURA, BARBARA A.; FERREIRA, NATALIA H.; OLIVEIRA, POLLYANNA F.; DE FARIA, EMERSON H.; TAVARES, DENISE C.; ROCHA, LUCAS A.; CIUFFI, KATIA J.; NASSAR, EDUARDO J.. Functionalization of luminescent YVO4:Eu3+ nanoparticles by sol-gel. Journal of Luminescence, v. 159, p. 93-99, . (11/21310-2, 12/11673-3, 11/15757-4, 11/09823-4, 12/24427-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.