Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão anatômica e posicionamento filogenético dos Rhinobatiformes (Chondrichthyes: Batoidea) do Araripe (grupo Santana, formação ROMUALDO, Cretáceo inferior)

Processo: 12/23839-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Paleozoologia
Pesquisador responsável:Marcelo Rodrigues de Carvalho
Beneficiário:Carolina Rettondini Laurini
Supervisor: John Graham Maisey
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: American Museum of Natural History, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/19755-6 - Revisão anatômica e posicionamento filogenético dos Rhinobatiformes (Chondrichthyes: Batoidea) do Araripe (Grupo Santana, Formação Romualdo, Cretáceo Inferior), BP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anatomia | Iansan beurleni | rhinobatiformes | Ictiologia

Resumo

Os Chondrichthyes são componentes comuns das faunas aquáticas desde o Paleozóico. No entanto, devido à natureza cartilaginosa do esqueleto o registro paleontológico dos mesmos restringe-se, basicamente, às partes mineralizadas como dentes, dentículos dérmicos e os espinhos cefálicos ou das nadadeiras. Excepcionalmente, ocorre a preservação de esqueletos articulados, como os esqueletos parciais da raia-viola Iansan beurleni (Batoidea) que serão tratados aqui. Existe um grande número de espécimes bem preservados atribuídos a essa espécie já coletados, no entanto as poucas publicações acerca desse material são superficiais. Dessa forma, o presente projeto objetiva, primeiramente, a descrição anatômica dos esqueletos parciais de Iansan beurleni coletados na região nordeste provenientes de rochas do Cretáceo Inferior (Formação Romualdo, Bacia do Araripe), da Chapada do Araripe. Este trabalho tem como enfoque uma comparação morfológica minuciosa entre os espécimes de Iansan beurleni e outros táxons de Rhinobatiformes fósseis, assim como táxons viventes atribuídos ao grupo. Para o estudo comparativo serão analisados espécimes fósseis depositados em coleções paleontológicas de museus nacionais e internacionais, além de exemplares recentes dissecados e diafanizados. Adicionalmente, pretende-se utilizar imagens tridimensionais de espécimes fósseis bem preservados através de CTScan, para um estudo morfológico comparativo mais completo. Objetiva-se ainda realizar um estudo de cunho evolutivo a fim de posicionar filogeneticamente os espécimes estudados entre os 'Rhinobatiformes' e Batoidea. Os resultados dessas análises filogenéticas poderão auxiliar no entendimento da evolução do grupo, visto que as inter-relações entre os táxons incluídos em Batoidea não são consensuais, e uma das principais controvérsias envolve o monofiletismo, composição e posicionamento dos 'Rhinobatiformes'. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)