Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle de autoassociação de nanopartículas através das interações envolvendo surfactantes e polímeros

Processo: 12/21930-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Watson Loh
Beneficiário:Ana Maria Percebom Sette da Silva
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/01807-8 - Preparação, autoassociação e comportamento interfacial de nanopartículas de ouro com caráter janus, BE.EP.PD
Assunto(s):Polímeros (química orgânica)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autoassociação | nanoparticulas de ouro | Polímeros | surfactantes | Físico-química de colóides

Resumo

O controle da auto-associação de nanopartículas surge atualmente como um novo desafio na área de nanotecnologia, aumentando a importância das pesquisas que envolvem as interações entre nanopartículas e, consequentemente, tornando a físico-química de coloides essencial também para a nanociência. Neste contexto, o presente projeto busca utilizar os conhecimentos do grupo de físico-química de soluções de polímeros e surfatantes para dirigir a estabilização e a agregação de nanopartículas em dispersão, de forma que seja possível explorar as suas propriedades individuais e coletivas de forma controlada. O uso de nanopartículas de ouro proporcionará características interessantes aos sistemas graças às propriedades ópticas e eletrônicas observadas devido ao fenômeno de ressonância de plasmon de superfície localizado. As partículas estudadas terão recobrimento de um surfatante catiônico e diferentes polieletrólitos, que podem ser homo- ou copolímeros com diferentes arquiteturas. Pretende-se usar as diferenças na estrutura das cadeias poliméricas para, além de governar a autoassociação das nanopartículas, controlar características dos agregados formados, como o ordenamento e a distância entre as partículas, e propriedades do sistema, como sensibilidade à temperatura. Se as estratégias utilizadas forem bem sucedidas, será possível também governar propriedades ópticas e eletrônicas dos sistemas formados por nanopartículas, através de alterações na estrutura molecular dos polímeros utilizados como recobrimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDEZ-RODRIGUEZ, MIGUEL A.; PERCEBOM, ANA M.; GINER-CASARES, JUAN J.; RODRIGUEZ-VALVERDE, MIGUEL A.; CABRERIZO-VILCHEZ, MIGUEL A.; LIZ-MARZAN, LUIS M.; HIDALGO-ALVAREZ, ROQUE. Interfacial Activity of Gold Nanoparticles Coated with a Polymeric Patchy Shell and the Role of Spreading Agents. ACS OMEGA, v. 1, n. 2, p. 311-317, . (12/21930-3, 14/01807-8)
PERCEBOM, ANA M.; GINER-CASARES, JUAN J.; CLAES, NATHALIE; BALS, SARA; LOH, WATSON; LIZ-MARZAN, LUIS M.. Janus gold nanoparticles obtained via spontaneous binary polymer shell segregation. CHEMICAL COMMUNICATIONS, v. 52, n. 23, p. 4278-4281, . (12/21930-3, 14/01807-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.