Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema inteligente baseado em decomposição por componentes ortogonais e inferência fuzzy para localização de faltas de alta impedância em sistemas de distribuição de energia elétrica com geração distribuída

Processo: 12/21816-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Rogério Andrade Flauzino
Beneficiário:Oureste Elias Batista
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/17610-0 - Monitoramento e controle de sistemas dinâmicos sujeitos a falhas, AP.TEM
Assunto(s):Geração distribuída   Localização de faltas   Inteligência artificial   Distribuição de energia elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distribuicao de energia eletrica | Falta de Alta Impedância | Geração distribuída | Localização de Faltas | Sistemas de Inferência Fuzzy | Sistemas Inteligentes | Sistemas Inteligentes

Resumo

Os sistemas elétricos de potência apresentaram inúmeros desafios em sua operação. Nos sistemas de distribuição de energia elétrica, a grande ramificação, o desbalanço elétrico, a dinâmica das cargas e demais particularidades que se fazem presentes nesses sistemas, a identificação e a localização de faltas representam desafios permanentes. Das barreiras encontradas, a influência da impedância de falta representa uma das maiores, afetando significativamente a aplicação dos métodos usais para localização de faltas de alta impedância, visto que estas apresentam variação temporal de impedância, conferindo severa não-linearidade ao problema. Não obstante às dificuldades intrínsecas à localização de faltas de alta impedância, a disseminação de cargas sensíveis e não-lineares, a regulação incisiva sobre qualidade de energia e, principalmente, a penetração de geração distribuída nos sistemas de distribuição apresentam impactos que demandam amplos e detalhados estudos para readequação dos sistemas de controle, comunicação e proteção, a fim de realinhar a operação aos novos paradigmas. Em destaque por sua grande expansão, a geração distribuída confere mudança no fluxo de potência do sistema promovendo a perda da característica radial sob a qual os sistemas de proteção foram projetados. Neste sentido, este projeto de pesquisa objetiva desenvolver um sistema inteligente para localização de faltas de alta impedância, baseado na aplicação da técnica de decomposição por componentes ortogonais e inferência fuzzy para interpretar as incertezas inerentes a sistemas de distribuição permeados por geração dispersa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA SOBRINHO, ANDRE SANCHES; FLAUZINO, ROGERIO ANDRADE; BARTOCCI LIBONI, LUISA HELENA; MARQUES COSTA, EDUARDO C.. Proposal of a fuzzy-based PMU for detection and classification of disturbances in power distribution networks. INTERNATIONAL JOURNAL OF ELECTRICAL POWER & ENERGY SYSTEMS, v. 94, p. 27-40, . (12/12007-7, 11/17610-0, 12/21816-6)
BATISTA, OURESTE ELIAS; FLAUZINO, ROGERIO ANDRADE; DE ARAUJO, MARCEL AYRES; DE MORAES, LUCAS ASSIS; DA SILVA, IVAN NUNES. Methodology for information extraction from oscillograms and its application for high-impedance faults analysis. INTERNATIONAL JOURNAL OF ELECTRICAL POWER & ENERGY SYSTEMS, v. 76, p. 23-34, . (11/17610-0, 12/21816-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.