Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das interações físico-químicas entre resíduo de bauxita e cimento Portland

Processo: 12/19262-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Maria Alba Cincotto
Beneficiário:Roberto Cesar de Oliveira Romano
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sustentabilidade   Aproveitamento de subprodutos   Bauxita   Cimento (construção civil)   Cimento Portland

Resumo

Atualmente, muitas pesquisas realizadas no setor de construção civil estão embasadas nos conceitos de sustentabilidade, visto que o concreto, exemplo mais comum de material cimentício, é o produto não renovável mais consumido no mundo. Assim, a indústria de cimento está sob pressão para mitigação das emissões de CO2 à atmosfera, sendo responsável por cerca de 7% do total global das emissões. Por isso, a redução do consumo de cimento em composições de concretos e argamassas, e a utilização de materiais suplementares em substituição parcial ao cimento, são alternativas que vêm ganhando espaço mundialmente, pois além de proporcionar redução do impacto ambiental na cadeia, pode possibilitar a diminuição de custos e potencializar as características dos materiais cimentícios. Nesta mesma linha de raciocínio, outro grande problema ambiental que tem crescido ano a ano é a geração do resíduo de bauxita (RB), para o qual apesar da vasta gama de aplicações estudadas, ainda não foi desenvolvida nenhuma utilização em larga escala e o resíduo continua sendo acondicionado nos grandes lagos de lama. Ocorre que para a construção desses depósitos é necessário o manejo de grandes áreas, gerando elevados custos para construção e manutenção e rigorosos controles ambientais. Mesmo assim, sempre há a possibilidade de catástrofe ambiental, como a ocorrida em outubro de 2010, fazendo a Hungria decretar estado de emergência em 3 cidades. Desta forma, como há necessidade de redução do consumo de cimento e desenvolvimento de uma aplicação em larga escala para o resíduo de bauxita, a utilização do RB como material suplementar para o cimento pode ser uma alternativa para aplicação em grande quantidade, podendo reduzir o impacto ambiental da cadeia de produção do ligante e diminuir a disposição de resíduo nos lagos de lama, sendo este o objetivo principal do trabalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROBERTO CESAR DE OLIVEIRA ROMANO; JOSÉ AUGUSTO FERREIRA SALES DE MESQUITA; HEITOR MONTEFUSCO BERNARDO; DANILO AGUIAR NIZA; MARCEL HARK MACIEL; MARIA ALBA CINCOTTO; RAFAEL GUILIANO PILEGGI. Combined evaluation of oscillatory rheometry and isothermal calorimetry for the monitoring of hardening stage of Portland cement compositions blended with bauxite residue from Bayer process generated in different sites in Brazil. Rev. IBRACON Estrut. Mater., v. 14, n. 2, p. -, 2021.
DE OLIVEIRA ROMANO, ROBERTO CESAR; BERNARDO, HEITOR MONTEFUSCO; MACIEL, MARCEL HARK; PILEGGI, RAFAEL GIULIANO; CINCOTTO, MARIA ALBA. Using isothermal calorimetry, X-ray diffraction, thermogravimetry and FTIR to monitor the hydration reaction of Portland cements associated with red mud as a supplementary material. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY, v. 137, n. 6, p. 1877-1890, SEP 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.