Bolsa 12/20578-4 - Atenção à saúde, Pesquisa sobre serviços de saúde - BV FAPESP
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O papel dos serviços de saúde na adesão do paciente ao tratamento antirretroviral do HIV/AIDS: associações entre medidas de adesão e características organizacionais dos serviços do Sistema Único de Saúde que assistem pessoas vivendo com HIV

Processo: 12/20578-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria Ines Battistella Nemes
Beneficiário:Maria Altenfelder Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/06186-9 - Avaliação da performance de serviços públicos de saúde que assistem pessoas vivendo com HIV no Brasil: associações entre medidas de adesão dos pacientes, porte e região geográfica dos serviços e características de estrutura e processo da assistência, BE.EP.DR
Assunto(s):Atenção à saúde   Pesquisa sobre serviços de saúde   AIDS   Qualidade dos cuidados de saúde   Adesão à medicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesão ao tratamento medicamentoso | Aids | Pesquisa sobre serviços de saúde | Qualidade dos cuidados de saúde | HIV/Aids

Resumo

Introdução: A adesão do paciente à terapia antirretroviral é fundamental para garantir a efetividade do tratamento. O serviço de saúde cumpre um importante papel na adesão dos pacientes. Estudos anteriores mostraram associações entre características dos serviços e as taxas de adesão à terapia antirretroviral (TARV). Objetivo: Investigar as associações entre características organizacionais dos serviços e medidas de adesão dos pacientes. Métodos: Em estudo transversal conduzido em 2010, cinquenta e cinco serviços compuseram amostra nacional representativa de diferentes regiões geográficas e de diferentes níveis de qualidade (estabelecidos em estudo nacional anterior). Um total de 2424 pacientes sob TARV responderam a um questionário eletrônico previamente validado contendo três perguntas sobre a tomada de todos os medicamentos segundo o número de comprimidos e o horário prescrito, nos últimos sete dias. Os gerentes e equipes dos serviços responderam a dois instrumentos: um questionário estruturado sobre a organização geral da assistência; e um questionário semi-estruturado sobre atividades especificamente voltadas para adesão. As características organizacionais dos serviços e as medidas de adesão à TARV serão descritas segundo as frequências de respostas obtidas. As associações entre as características dos serviços e as medidas de adesão serão testadas em modelos multivariados, tendo o serviço como unidade de análise. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

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