Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento dos canais TRPV4 na termorregulação e comportamento social de ratos Wistar

Processo: 12/11836-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Maria Camila Almeida
Beneficiário:Robson Cristiano Lillo Vizin
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Neurofisiologia   Regulação da temperatura corporal   Comportamento social animal   Temperatura corporal   Ratos Wistar

Resumo

A temperatura corpórea interna (Tc), assim como os demais sinais vitais, é de extrema importância para manutenção da homeostase dos organismos vivos, uma vez que está relacionada com a maioria, senão todos, os processos fisiológicos e fisiopatológicos. A regulação da Tc é feita por mecanismos termorregulatórios autonômicos e comportamentais e sofre influência da temperatura ambiente. Contudo, os mecanismos moleculares para detecção da temperatura ambiente e corpórea não são bem conhecidos. Com a recente descoberta dos canais sensíveis à temperatura termo-TRP (TRP de "transient receptor potential") espera-se que este quadro atual seja mudado, promovendo grandes avanços nesta área. Estudos preliminares motivadores deram o embasamento para o desenvolvimento deste projeto, que visa estudar a participação dos canais TRPV4 (sensíveis in vitro a temperaturas na faixa de 24 - 34ºC) sobre os mecanismos termorregulatórios autonômicos e comportamentais e a influência sobre o comportamento social em ratos Wistar, com o uso de agonistas (RN1747) e antagonistas (RN1734) seletivos de canais TRPV4 e alterações da temperatura ambiente. Para tanto, serão utilizados modelos animais para verificar a influência dos canais TRPV4 sobre a Tc e ciclo circadiano, sobre os mecanismos termoefetores autonômicos e comportamentais recrutados para desenvolver a resposta termorreguladora ao agonista TRPV4 (avaliação do tônus vasomotor da cauda e modelo de seleção entre duas temperaturas ambientes, respectivamente), e a participação dos canais TRPV4 sobre o comportamento social e grooming em animais expostos ao calor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIZIN, R. C. L.; SCARPELLINI, C. DA S.; ISHIKAWA, D. T.; CORREA, G. M.; DE SOUZA, C. O.; GARGAGLIONI, L. H.; CARRETTIERO, D. C.; BICEGO, K. C.; ALMEIDA, M. C.. TRPV4 activates autonomic and behavioural warmth-defence responses in Wistar rats. ACTA PHYSIOLOGICA, v. 214, n. 2, p. 275-289, . (12/19966-0, 11/06528-1, 11/19131-2, 12/11836-0, 09/11446-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.